SUEZ Water - Água e tecnologias de água

Desinfecção e purificação de água por ozônio e UV

Os processos de desinfecção e purificação têm muitas aplicações. Por exemplo, tratar a água potável com ozônio fornece água limpa como cristal sem cor e com bom sabor. Processos baseados em ozônio, UV e AOP também são usados em tratamento de efluentes, correção de solo, entre outros. Para laboratórios e setor de saúde, as aplicações de purificação de água vão desde diálise renal ou serviços estéreis até lavagem de aparelhos de vidro e sequenciamento de DNA.

Desinfecção e purificação de água por ozônio e UV

Os processos de desinfecção e purificação têm muitas aplicações. Por exemplo, tratar a água potável com ozônio fornece água limpa como cristal sem cor e com bom sabor. Processos baseados em ozônio, UV e AOP também são usados em tratamento de efluentes, correção de solo, entre outros. Para laboratórios e setor de saúde, as aplicações de purificação de água vão desde diálise renal ou serviços estéreis até lavagem de aparelhos de vidro e sequenciamento de DNA.

Aplicações municipais

Inúmeras aplicações municipais

Os geradores de ozônio e os reatores de UV da SUEZ foram projetados de modo a serem integrados nas etapas de todos os tipos de tratamento com a mínima quantidade de trabalho e tempo. Dependendo da aplicação podemos fornecer uma tecnologia única ou adotar uma abordagem de vários processos para alcançar o resultado desejado.

Remoção de cor

A cor causada por produtos ou moléculas orgânicas se decompõe rapidamente quando em contato com o ozônio. A potente oxidação potencial do ozônio tornou a remoção da cor uma das aplicações "clássicas" do ozônio para água potável juntamente com a remoção de sabor e odor que são também de base orgânica. Essa necessidade se estendeu ao tratamento de efluentes (industrial e municipal) e hoje o ozônio é usado extensivamente para remover a cor de efluentes de fabricantes de corantes, usinas têxteis, fábricas de produtos farmacêuticos e outras empresas industriais.

O ozônio é usado extensivamente como "alvejante" em muitos processos tais como fabricação de polpa e papel, produção de caulim e até mesmo têxteis (denim stone washed). A SUEZ tem uma ampla linha de produtos ozonia que vão de ozonizadores de escala de laboratório até grandes fábricas projetadas de ozônio para atender qualquer possível remoção de cor necessária.

Desinfecção

Tanto o ozônio quanto o UV são métodos amplamente reconhecidos para desinfecção de água e efluentes nos mercados industriais e municipais. Cada um deles pode ser usado para inativação de vírus.

UV é uma alternativa de desinfecção econômica comprovada para água e efluentes, assim como para inúmeras aplicações industriais. O ozonia oferece diversos produtos UV para tratamento de água e efluentes que são totalmente validados em bioensaios com certificação de terceiros independentes de acordo com orientações regulatórias.

Além da desinfecção, o ozônio é também um tratamento eficaz para remoção de sabor, odor e cor, redução de ferro e manganês, assim como é um agente floculante.

O ozônio e/ou UV são alternativas ao cloro e derivados de cloro eficazes e ecológicas para desinfecção de água e efluentes.

Água potável

O ozônio e o UV são métodos bem reconhecidos para tratamento e desinfecção de água potável municipal. Os dois podem ser usados para inativação de vírus, bactérias e outros contaminantes microbianos. Enquanto o UV é limitado à desinfecção, o ozônio é também um tratamento eficaz para remoção sabor, odor e cor, redução de ferro e manganês, assim como é um agente floculante. O ozônio e/ou UV requerem tempos de residência relativamente curtos para desinfecção diferentemente de produtos químicos como cloro e derivados de cloro.

A água potável é tratada para matar ou inativar quaisquer micro-organismos patogênicos como vírus, bactérias e parasitas, para remover vestígios de contaminantes orgânicos e inorgânicos que encontraram seu lugar nos sistemas de água em razão de poluição e para reduzir os componentes orgânicos que ocorrem naturalmente como ácido húmico e metabólitos de algas. Em geral, as águas de superfície como de lagos e rios contêm níveis mais altos de micro-organismos e são mais propensas à contaminação do que a água do subsolo e requerem diferentes regimes de tratamento. Para reduzir o risco para os consumidores, mais e mais países estão introduzindo novas regulamentações para água potável, contendo limites mais rígidos em relação a patógenos e contaminantes.

Efluentes

Efluentes de uma instalação industrial podem transportar uma gama de contaminantes ampla e variável, incluindo BOD, COD, cor, fenóis, cianidos, resíduos sanitários e uma imensa quantia de produtos químicos complexos. O ozônio, em combinação com UV e/ou outros processos físicos, químicos ou biológicos, tem o potencial de tratar resíduos industriais complexos devido à sua forte natureza oxidativa. Em combinação com UV de pressão média, o ozônio exibe o poder de oxidação avançada para redução de COT, assim como destruição de orgânicos. Indústrias potenciais que podem beneficiar-se do ozônio e do UV incluem farmacêutica, têxtil, automotiva, fundição, etc.

Em áreas áridas, em razão da escassez de água, os efluentes tratados podem ser usados para aplicações de reúso tais como irrigação de terras ou campos de golfe. A reciclagem de água evita faltas de água e protege os recursos de água. A reciclagem de água é segura, ambientalmente sustentável e econômica para tomadores de decisão que se preocupam com os recursos ambientais. Para redução de custo operacional, as municipalidades e a indústria são inteligentes para investir em instalações de reúso para reduzir seu consumo de água doce, A SUEZ podem implementar diferentes soluções para contribuir para a gestão de água integrada.

Micropoluentes

Os efluentes urbanos estão se tornando cada vez mais contaminados com substâncias orgânicas como biocidas, EDC, PCP e produtos farmacêuticos. Esses contaminantes se tornaram um grande problema para os serviços públicos. Muitas instalações lutam para eliminar micropoluentes com processos de tratamento convencionais. Para combater esses poluentes que estão surgindo o ozonia desenvolveu um linha de produtos abrangente para tratar micropoluentes.

Os processos de tratamento baseados em ozônio demonstraram sua eficácia sob muitas condições e são uma solução econômica e de eficiência energética em comparação com outras tecnologias de tratamento. A ozonização tem também o benefício adicional de desinfecção e qualidade da água melhorada.

A SUEZ oferece a solução mais potente disponível para eliminar micropoluentes em efluentes urbanos: ozonização. A marca ozonia é líder reconhecida no tratamento de poluentes que estão surgindo em razão de anos de pesquisa focada, perícia da empresa e suporte de estudos pilotos da SUEZ.

Navegar por ozônio, ultravioleta e produtos de oxidação avançados.

Aplicações industriais

Inúmeras aplicações industriais

Os geradores de ozônio e os reatores de UV da SUEZ foram projetados de modo a serem integrados nas etapas de todos os tipos de tratamento com a mínima quantidade de trabalho e tempo. Dependendo da aplicação podemos fornecer uma tecnologia única ou adotar uma abordagem de vários processos para alcançar o resultado desejado.

Aquacultura (piscicultura e incubadoras)

A desinfecção de ozônio e/ou ultravioleta (UV) pode ter um papel importante na prevenção e eliminação de doenças de peixes em sistemas de aquacultura. Ozônio, um poderoso agente oxidante desinfeta e oxida poluentes orgânicos enquanto aumenta o nível de oxigênio dissolvido da água. O resultado final é qualidade excepcional da água, que é um requisito fundamental para piscicultura intensiva.

Os sistemas leves UV desinfetam economicamente a água de reposição em fazendas de água doce e salgada sem adição de produtos químicos ou formação de bromato. Ambos os sistemas de ozônio e UV são fáceis de adaptar a lagos de larga escala e condutos de água bem como pequenos tanques de contenção e viveiros. Qualidade da água melhorada resulta em taxas de mortalidade reduzidas e um aumento de produção de um produto mais saudável. Outros benefícios incluem uma redução de aditivos químicos para tratamento de água ou vacinas e antibióticos. A SUEZ tem extensa experiência no setor de aquacultura com inúmeras instalações de viveiros e piscicultura em todo o mundo.

Engarrafamento de bebida e água

Durante a última década houve uma aumento na demanda por água e outras bebidas engarrafadas. Essa demanda chamou a atenção de fabricantes para a necessidade de técnicas especializadas de enchimento, práticas de sanitização adequadas, desinfecção de água melhorada e esterilização de garrafas. A maioria das empresas de engarrafamento confiam no uso do ozônio para atender essas exigências legislativas e de qualidade do cliente sempre crescentes.

Existem três principais aplicações para ozônio no setor de engarrafamento inclusive a ozonização da água de lavagem usada para limpar as garrafas antes do enchimento, ozonização da água de enchimento e ozônio para sanitização do sistema de limpeza no local (CIP). A experiência indicou que uma pequena dose de ozônio de um gerador de ozônio de alta concentração na região de 0,2 mg/l a 0,4 mg/l é suficiente para sanitizar o produto e a embalagem do produto.

Independentemente do ponto de aplicação de ozônio, o produto final engarrafado será drasticamente melhorado com aumento da segurança e confiança do consumidor.
 

Remoção de cor

A cor causada por produtos ou moléculas orgânicas se decompõe rapidamente quando em contato com o ozônio. A potente oxidação potencial do ozônio tornou a remoção da cor uma das aplicações "clássicas" do ozônio para água potável juntamente com a remoção de sabor e odor que são também de base orgânica. Essa necessidade se estendeu ao tratamento de efluentes (industrial e municipal) e hoje o ozônio é usado extensivamente para remover a cor de efluentes de fabricantes de corantes, usinas têxteis, fábricas de produtos farmacêuticos e outras empresas industriais.

O ozônio é também usado extensivamente como "alvejante" em vários processos como fabricação de polpa e papel, produção de caulim e até mesmo têxteis (denin stone washed). O ozonia tem uma ampla linha de produtos desde ozonizadores de escala de laboratório até grandes fábricas de ozônio para atender qualquer remoção de cor possível.

Torres de resfriamento

O ozônio foi comprovado como valiosa ferramenta como biocida para tratamento de sistemas de água de resfriamento industrial e de serviços públicos. Quando aplicado corretamente pode ser esperada uma melhoria na eficiência operacional devido ao aumento da transferência de calor. Benefícios adicionais incluem impacto ambiental melhorado pela descarga química reduzida e uma redução geral nos custos contínuos de produtos químicos. Corrosão reduzida do sistema quando atribuída aos biocidas químicos é também possível.

Regeneração de cianeto

Processos de cianeto usados para a extração de ouro e prata a partir de minerais frequentemente geram tiocianato devido ao processamento de súlfur contendo sólidos. O ozônio pode ser utilizado para recuperar cianeto de tiocianato por um custo menor que o do cianeto comprado recentemente. Os benefícios líquidos incluem consumo e manuseio de produtos químicos reduzidos, segurança e custos operacionais menores.

Alimentos / Hortifruti / Aves

Em anos recentes houve um foco aumentado na segurança dos alimentos e em particular os métodos usados para reduzir e eliminar patógenos de hortifruti frescos. Com o aumento no consumo de frutos e vegetais frescos, aumentaram também os incidentes com doenças de origem alimentar nos EUA, chamando atenção significativa dos pesquisadores e autoridades.

Métodos tradicionais giram em torno do uso de produtos químicos como cloro na sanitização de hortifruti, especificamente na lavagem e enxágue. O cloro é amplamente usado nesses processos, mas tem um efeito limitado na eliminação de bactérias em superfícies de frutas e vegetais. Há também ampla preocupação em relação aos produtos derivados de cloro e seus efeitos na saúde e no meio ambiente.

O ozônio está se tornando uma solução alternativa popular aos tradicionais agentes de sanitização e fornecendo benefícios adicionais. O ozônio é um agente oxidante, 1,5 vezes mais potente que o cloro e eficaz em um espectro muito mais amplo de micro-organismos. O ozônio mata vírus e bactérias como Escherichia coli e Listeria muito mais rápido que o cloro e outros agentes químicos, e não contém resíduos químicos pois se decompõe em simples oxigênio.

Para simplificar a integração do ozônio em um processo existente ou futuro, o ozonia® desenvolveu uma ampla gama de plataformas de injeção pré-projetadas e pré-fabricadas para atender a praticamente todas as aplicações.

Existem muitas aplicações diferentes na indústria alimentícia para o ozônio. Aqui estão algumas:

• Desinfecção de água de processo
• Lavagem e enxágue de hortifruti
• Reciclagem de água de processo
• Armazenamento de hortifruti

Água de processo

O termo "água de processo" cobre todos os tipos de aplicações de água industrial desde água de lavagem recirculada em lava-jatos até o espectro de enxágue de gêneros alimentícios, água de imersão em maltagem, reposição de água de resfriamento, etc. Em cada caso o acréscimo de ozônio alcançará um certo resultado para melhorar o processo quer seja simples desinfecção ou redução de um componente indesejado.

Branqueamento de polpa

O ozônio é considerado, de um ponto de vista ecológico, como o melhor candidato para branqueamento de polpa de madeira dura e madeira macia. É um substituto para o cloro em uma abordagem de combinação-concorrência com outros produtos químicos de branqueamento, tais como dióxido de cloro, peróxido de hidrogênio e ácido peracético.

O ozônio é usado, em polpa de celulose de alta consistência (HC), contendo 30 a 40% de sólidos secos, ou em polpa de celulose de média consistência (MC), com 10 a 12% de conteúdo sólido seco. Em cada caso o processo de mistura de gás com a polpa é um fator-chave.

  • Branqueamento HC: a polpa é primeiramente acidificada e prensada até a consistência em torno de 40%. Um "tambor" misturador é então usado para otimizar o contato do gás com a polpa. Nesses casos, misturadores operando a 2 bar são usados.
  • Branqueamento MC: a polpa acidificada é tratada diretamente em um misturador. Nesse caso, a mistura acontece a 12-13 bar. Isso supõe compressão controlada sem destruir o ozônio.

Em ambos os casos, os gases sem oxigênio podem ser reutilizados nos processos dos clientes, tanto para deslignificação de oxigênio, oxidação de licor branco ou para o estágio de tratamento de efluentes, diminuindo consequentemente o custo variável do ozônio.

Água ultrapura

Ozônio e UV são os métodos mais amplamente aceitos e reconhecidos para desinfecção de água ultrapura (UPW). Mais comumente usado nos setores farmacêutico, de semicondutores, cosméticos e bebidas, os sistemas UPW tratados com sistemas de ozônio e UV ozonia rotineiramente atingem contagens microbianas abaixo de 1 cfu / 100 ml. O ozônio provou-se como a técnica mais confiável para aplicações de limpeza no local (CIP) onde é necessário tempo de inatividade mínimo para remoção de biocarga.

Com várias centenas de instalações de ozônio e UV ozonia instaladas e operando em sistemas UPW, a SUEZ é reconhecida como líder mundial para sanitização de água ultrapura. Ozonia MEMBREL* Sistemas de ozônio eletrolíticos desinfectam no local oferecendo os benefícios adicionais da simplicidade para um processo complicado. Em combinação com UV de média pressão ozonia, remoção de ozônio, redução de COT e segurança do produto estão asseguradas.

Efluentes

Efluentes de uma instalação industrial podem transportar uma gama de contaminantes ampla e variável, incluindo BOD, COD, cor, fenóis, cianidos, resíduos sanitários e uma imensa quantia de produtos químicos complexos. O ozônio, em combinação com UV e/ou outros processos físicos, químicos ou biológicos, tem o potencial de tratar resíduos industriais complexos devido à sua forte natureza oxidativa. Em combinação com UV de pressão média, o ozônio exibe o poder de oxidação avançada para redução de COT, assim como destruição de orgânicos. Indústrias potenciais que podem beneficiar-se do ozônio e do UV incluem farmacêutica, têxtil, automotiva, fundição, etc.

Procurar ozônio, UV e produtos de oxidação avançada

Laboratórios e setor de saúde

Purificação de água para laboratórios, setor de saúde e indústria

Laboratórios

Liderando a fabricação e fornecimento de unidades de purificação de água autônomas e construídas sob medida, a SUEZ Water Purification Systems UK fornece a todos os tipos de aplicações de laboratórios e pesquisa, desde lavagem de aparelhos de vidro, reposição de reagente até cultura de células e sequenciamento de DNA.

Nossas unidades de laboratório usam membranas de osmose reversa comprovadas, integradas em sistemas avançados com foto-oxidação UV, troca de íons e filtração sub-mícron, capazes de produzir pureza da água de até 18,2MΩ a taxas de produção de até 30 l/hora.

Econômicas, confiáveis e de manutenção barata, as soluções da SUEZ Water Purification Systems UK são facilmente instaladas e compreendidas. O que significa que suas equipes de laboratório podem começar a trabalhar e começar a resolver rapidamente.

Setor de saúde

Onde e quando o setor de saúde precisar de um sistema de purificação de água, a SUEZ Water Purification Systems UK fornece a solução. Seja para diálise renal ou para serviços estéreis em hospitais, médicos que buscam respostas via análises de laboratórios ou desinfecção de instrumentos para serviços dentários, temos a capacidade de criar e entregar sistemas feitos para durar e que estão em conformidade com as normas mais rígidas de qualidade e segurança.

Industrial

Onde e quando o setor de saúde precisar de um sistema de purificação de água, a SUEZ Water Purification Systems UK fornece a solução. Seja para diálise renal ou para serviços estéreis em hospitais, médicos que buscam respostas via análises de laboratórios ou desinfecção de instrumentos para serviços dentários, temos a capacidade de criar e entregar sistemas feitos para durar e que estão em conformidade com as normas mais rígidas de qualidade e segurança.

Pesquisar produtos de purificação de água da SUEZ Water Purification Systems UK

Produtos e serviços

Produtos de desinfecção e purificação