SUEZ Water - Água e tecnologias de água

A primeira estação de tratamento de efluentes baseada em MBR de Bangladesh no setor têxtil cumpre a ambiciosa diretriz Descarga zero de compostos químicos perigosos (ZDHC)

Desafio

Uma empresa têxtil queria interromper o tratamento com bioquímicos existente e mudar para uma estação de tratamento biológica avançada, para cumprir a ambiciosa diretriz ZDHC, mas o espaço disponível era limitado. Eles tinham como meta tornar a estação mais eficiente no uso da água, que é um local demonstrável a nível mundial. Eles também planejavam chegar a descarga zero de efluentes (ZLD) — uma solução completa de gestão da água.

O cliente precisava de um design modular para expandir a capacidade da estação em termos de fase, para atender a expansão da produção.

Solução

Primeira estação de tratamento de efluentes baseada em MBR de BangladeshDepois de conduzir muitos estudos piloto em efluentes, a SUEZ desenvolveu uma solução envolvendo a tecnologia de MBR com a ZeeWeed* 500D para obter a água de qualidade desejada, que pode ser enviada diretamente para o sistema de osmose reversa para reciclagem.

A SUEZ implementou a solução em termos de fase para aumentar a capacidade da estação de 3,6 MLD para 6,2 MLD

A membrana de ultrafiltração ZeeWeed tem um tamanho de poro normal de 0,04 µm, o que gera uma barreira física para biomassa, bactérias e vírus e as retém no tanque de processo. As membranas da SUEZ podem operar em concentrações de sólidos suspensos de licor altamente misturados (MLSS) de até 12.000 mg/L.

O sistema MBR ZeeWeed pode operar com as membranas diretamente em série com o tanque biorreator. Isso reduz significativamente a área ocupada da estação ao eliminar a necessidade de decantadores secundários.

As membranas MBR são desenvolvidas para operar com limpeza mínima de ar durante o uso da abordagem de aeração cíclica patenteada e as fibras de membrana são fabricadas de PVDF, que é altamente resistente a químicos de limpeza.

O design modular fornece flexibilidade para maior capacidade.

Benefícios
  • Cumprir a maioria dos parâmetros da ambiciosa diretriz de descarga ZDHC
  • Menos espaço e menos custos civis
  • Fácil de reciclar, com alta recuperação
  • Fácil de modernizar
  • Design modular para expandir a capacidade da estação em termos de fase

Resultado

A SUEZ forneceu uma estação de tratamento de efluentes moderna e completa, que está produzindo uma saída de qualidade muito boa e constante, incluindo BOD<10 ppm, SST<5 ppm, turbidez<5 NTU.

  • Maior percentual de redução de BOD e COD em comparação ao tratamento convencional.
  • Água tratada de qualidade de alimentação OR – Remoção de SST e turbidez.
  • Design modular – provisão para aumento de capacidade. Também pretende obter ZLD em termos de fase no futuro.