SUEZ Water - Água e tecnologias de água

Fabricante de bebidas moderniza seu sistema de membrana concorrente com o uso das membranas ZeeWeed* da SUEZ

Processamento de bebidas

Desafio

  • Aplicação: Bebidas
  • Produto: ZeeWeed 700B (ZW700B)
  • Capacidade do projeto: 432.000 GPD
  • Localização: Manitoba, Canadá
  • Contratação: 2007 Atualização: 2016

Uma grande fabricante de bebidas no centro do Canadá iniciou a operação de uma estação de água com o uso de membranas de ultrafiltração de um concorrente em 2007. As membranas começaram a se deteriorar e requeriam limpezas frequentes para manter a qualidade necessária da água produzida.

No começo de 2016, a empresa planejou atualizar suas membranas para melhorar a qualidade e a confiabilidade da água de efluentes. A SUEZ forneceu uma solução abrangente para resolver os problemas operacionais atuais do cliente e ajudar a otimizar a estação.

Solução

Módulo ZW700B
Figura 1: Módulo ZW700B

O cliente escolheu a SUEZ com base em décadas de experiência no setor de membranas e no compromisso com o atendimento ao cliente contínuo e confiável. As membranas do concorrente foram substituídas pelas membranas ZeeWeed 700B, que atenderam à qualidade de tratamento necessária e forneceram prazos de entrega rápidos, melhorando o serviço e dando maior vida útil à membrana.

A ZW700B ajudará a reduzir a frequência de limpeza da membrana devido à hidrofilicidade adicional das fibras, ajudando a melhorar a eficiência operacional.

InSight – Plataforma de internet industrial
Figura 2: InSight – Plataforma de internet industrial

Para melhorar ainda mais a eficiência na estação, o cliente firmou um contrato de prestação de serviços de ciclo de vida que inclui, entre outros serviços, o InSight* junto ao serviço de consultoria de processos da SUEZ. Esse serviço combina especialistas de processos com a plataforma de internet industrial InSight para monitorar e otimizar a estação do cliente, usando dados de processo e qualidade da água provenientes do sistema de membrana. O InSight coleta automaticamente os dados de toda a estação e os converte em tendências gráficas. Um especialista de processos exclusivo trabalhará com o cliente para monitorar os dados, ajudar os operadores na interpretação dos resultados e fazer recomendações para aprimorar o desempenho operacional futuro.

Resultado

Depois de cerca de cinco meses de operação, a solução implementada está funcionando continuamente. As membranas demonstraram desempenho uniforme e melhorado na pressão intramembrana (TMP) e na permeabilidade da membrana, como pode ser visto nos dados gráficos fornecidos pelo InSight nas figuras 3 e 4.

Melhorias na TMP
Melhorias na permeabilidade

Devido à hidrofilicidade das fibras ZW700B, o cliente teve uma redução significativa na frequência das limpezas de membrana. Nos primeiros cinco meses depois da instalação, as membranas não precisaram de nenhuma limpeza.

Além disso, o cliente agora tem a tranquilidade de saber que o especialista de processos da SUEZ está monitorando continuamente a estação. Esse é um serviço que o concorrente não conseguiu prestar e possibilita que o cliente comece a agir proativamente diante de possíveis problemas antes que estes surjam, em vez de agir reativamente, deixando que esses problemas impactem as operações diariamente. Ao trabalhar colaborativamente com a equipe de operações, os especialistas de processos podem dar ao cliente atualizações operacionais e recomendações para melhorar a eficiência na estação.

Os principais fatores que levaram o cliente a atualizar para a ZW700B foram a reputação e o histórico de tecnologia e, ainda, a velocidade e o alto nível de serviço fornecido pela equipe da SUEZ.