SUEZ Water - Água e tecnologias de água

Fábrica de bebidas reduz consumo de água e custos operacionais por meio do Contrato de Prestação de Serviços Ciclo de Vida

Processamento de bebidas

Desafio

  • Aplicação: Pré-filtração para a indústria de bebidas
  • Capacidade de projeção: 0.756 MGD (2862 m3 /dia)
  • Local: Ontário, Canadá
  • Data da contratação: 2002
  • Data da análise: 2012 de dezembro

Fábrica de alimentos e bebidas localizada em Ontário, Canadá, que produz bebidas envazadas e tem foco na qualidade e consistência de seus produtos. A fáfbrica utiliza água de alta pureza como o principal ingrediente de seus produtos e utiliza membranas de ultrafiltração (UF) e adota o tratamento de osmose reversa (OR), seguidos pelo filtro de carbono ativado e desinfecção de ozônio. Além de manter e melhorar a qualidade de seus produtos, a empresa também dá grande importância à sustentabilidade ambiental.

Como parte do 2013 Programa de Conservação de Recusros da fábrica, os engenheiros esperavam reduzir a taxa de consumo de água (WUR, na sigla em inglês) e o consumo anual de água de processo em 5 milhões de galões. Devido ao design sofisticado e à natureza dos sistemas de água de alta pureza, o bom entendimento dos equipamentos e processos é essencial para a resolução de problemas e para a implementação de estratégias de melhoria contínua. Desde 2002, a fábrica mantém uma parceria com a SUEZ como parte do Contrato de Prestação de Serviços Ciclo de Vida. O Contrato de Prestação de Serviços Ciclo de Vida constitui o pacote de serviços de fonte única e multi-facetado da SUEZ que oferece o suporte técnico e de materiais de consumo que o cliente precisa. Como parte do contrato, a fábrica tinha uma fonte única para todo o suporte técnico e colaborativo, bem como um portfólio personalizado de serviços, tudo por uma taxa mensal fixa.

Solução

Por meio do Contrato de Prestação de Serviços Ciclo de Vida, a equipe da SUEZ trabalhou em colaboração com os engenheiros e a equipe de operações da fábrica para tomar as medidas necessárias para que a fábrica pudesse atingir suas metas de conservação de recursos. A equipe da SUEZ realizou um processo de auditoria de três semanas no sistema de osmose reversa, nos trens de UF e nas retrolavagens da fábrica, bem como investigou as áreas para melhorias. Após realizar a análise da raiz do problema em diferentes fontes de consumo de água, o intervalo de retrolavagem dos trens de UF foi identificado como um bom ponto de partida para reduzir o WUR na fábrica. Os diferentes serviços prestados sob o Contrato de Prestação de Serviços Ciclo de Vida ajudou, de forma colaborativa, o cliente a atingir suas metas de redução de consumo de água.

auditorias na fábrica e suporte técnico no local

Em parceria com a equipe de operações da fábrica, a equipe de suporte técnico no local da SUEZ realizou uma ampla análise do processo, das operações mecânicas e dos controles da fábrica. Como resultado da auditoria, as equipes de operações da fábrica identificaram as  principais áreas para melhorias para reduzir o consumo de água e decidiram focar na frequência dos intervalos de retrolavagens dos trens de UF. Após isso, com a alteração da frequência das retrolavagens, os representantes de campo da SUEZ realizaram visitas frequentes ao local para monitorar o desempenho geral das membranas e entender os efeitos da redução dos intervalos de retrolavagens no sistema. Com a alteração da frequência das retrolavagens, os representantes de campo da SUEZ tiveram que alterar a programação e os controles, os quais incluiam configurar alterações de ponto na interface homem-máquina (HMI na sigla em inglês).

InSight Pro e suporte técnico à distância

A plataforma do InSight mostra que não houve alteração da pressão transmembrana após a redução dos intervalos de retrolavagem
Imagem 1: plataforma InSight mostra que a pressão 
transmembrana não foi alterada com a redução dos intervalos
de retrolavagem

A fábrica estava equipada com a InSight*, plataforma de monitoramento remoto e diagnósticos da SUEZ. Como parte do serviço InSight Pro, o cliente teve o aopio de um analista de processos da SUEZ que trabalhou em colaboração com a equipe de operações da fábrica para oferecer as recomendações e o suporte técnico para melhorar o desempenho da fábrica. O analista de processos tinha acesso remoto à fábrica e aos dados de consumo de água para fazer as recomendações à redução do consumo de água.

Enquanto os dados de desempenho eram analizados e a redução dos intervalos de retrolavagem dos trens de UF eram recomendados, o analista de processos da SUEZ monitorava de forma remota os principais indicadores de desempenho para garantir que a pressão transmembrana (TMP) fosse mantida e que a qualidade da água não deteriorasse. Como resultado, o analista de processos trabalhou com a equipe de operações da fábrica para reduzir o número de ciclos de retrolavagem e diminuir significativamente o consumo de água anual (vide Imagem 1).

Resultado

Houve redução de custos com a redução do consumo de água
Houve redução de custos com a redução do
consumo de água

Em colaboração com a equipe de serviços da SUEZ, o cliente conseguiu reduzir a frequência das retrolavagens ao aumentar os intervalos entre os ciclos que ocorriam de hora em hora para ocorrer a cada 100 minutos. Como resultado, o cliente reduziu o consumo de água no trem de UF em 40% e economizou mais de US$ 32,000 por ano.

Ao exceder as metas inicialmente estabelecidas neste projeto, a fábrica vinculou a redução da taxa de uso de água ao projeto Six Sigma por meio da metodologia de melhoria DMAIC (sigla em inglês para definir, medir, analisar, melhorar e controlar). A fábrica poderia utilizar esses resultados para tomar as medidas necessárias e replicar essas alterações em todas as suas unidades localizadas na América do Norte. As diversas fábricas espalhadas pela América do Norte poderiam se beneficiar das economias com os custos operacionais e da redução do consumo de água em decorrência da execução desse projeto em larga escala. O Contrato de Prestação de Serviços Ciclo de Vida da SUEZ ajuda a ofercer aos cliente os maiores níveis de serviço e expertise por meio de todos os seus 30 anos de experiência no desenvolvimento, operação e manutenção de sistemas de água de processo incorporada para a produção de bebidas.