SUEZ Water - Água e tecnologias de água

Fábrica de bebidas economiza 3.5 milhões de galões de água por ano com o InSight* da SUEZ

Processamento de bebidas

Desafio

InSight, plataforma de monitoramento remoto e diagnósticos
Imagem 1: InSight - Plataforma de Monitoramento Remoto e
Diagnósticos

Em 2011, a SUEZ, em colaboração com uma grande fabricante de refrigerantes, forneceu e instalou um novo sistema de membrana de osmose reversa (OR) para tratamento de ingredientes e de água purificada. Com essa instalação, o cliente também optou pelo serviço de Consultoria da SUEZ chamado InSight Pro Process, que inclui suporte ao processo e coleta automatizada de dados do processamento de água do sistema de osmose reversa e sua alimentação na plataforma InSight, solução online para definir tendências e realização de análise.

Um analista de processos da SUEZ exclusivamente dedicado utiliza dados da plataforma InSight para monitorar as operações e questões de troubleshooting, bem como melhorar a eficiência e otimizar a operacionalização do sistema.

O cliente contou com a ajuda do InSight Pro e de um analista de processos da SUEZ para aumentar sua eficiência e otimizar suas operações para reduzir custos.

Solução

Integração de condutividade e vazão durante a atualização
Imagem 2: Integração de condutividade e
vazão durante a atualização

Com base nos dados fornecidos pela plataforma InSight, o analista de processos identificou o consumo de água na fábrica como alvo de otimização. Ao diminuir o volume de água consumido na limpeza das membranas do sistema de osmose reverssa, o cliente pode fazer um corte de custos significativo por meio da redução dos custos com o consumo de água e energia.

Em 2013 de setembro, o analista de processos, em consulta ao cliente, reduziu o número de retrolavagens semanais de sete para cinco e realizou o monitoramento do desempenho da fábrica por meio da plataforma InSight e de testes no local. O analista quis entender se tais medidas poderiam reduzir o consumo de água na fábrica e ainda manter o desempenho.

Após dois meses de testes, os níveis de desempenho da membrana - incluindo integração de condutividade e vazão - permaneceram consistentes, apesar da redução do número de retrolavagens. Com base besses resultados, o analista de processos e o cliente reduziram o número de retrolavagens semanais de cinco para duas para reduzirem ainda mais o volume de água consumido.

Resultado

Após o período de um ano, aproximadamente, o programação de redução de retrolavagens continuou a demonstrar resultados consistentes sem comprometer o desempenho do sistema de membrana. Em decorrência da otimização feita pelo analista de processos, a fábrica atualmente economiza cerca de 3.5 milhões de galões de água por ano.