SUEZ Water - Água e tecnologias de água

Fabricante químico economiza na perda de produção ao usar sistema de tratamento móvel para reparos

Desafio

Um grande fabricante de produtos químicos da Costa do Golfo obteve de um rio local para auxiliar nas necessidades de serviços públicos e processos, como resfriamento, geração de vapor e água de processo. A água do rio precisa de clarificação, a remoção de matéria suspensa e coloidal da água, como a primeira e mais importante etapa de tratamento. A estação usa um clarificador do tipo sedimentação de contato sólido, operando a 2.500 gpm (568 m3 /h) com picos de vazão a 3.200 gpm (727 m3 /h). Este sistema é devido à manutenção importante durante a próxima parada de produção da estação; contudo, uma falha inesperada do sistema de movimentação de lodo ocorreu antes do tempo, exigindo reparos de emergência em dias para evitar perda de produção devido à falta de água tratada.

Solução

O projeto de manutenção exigia que o sistema clarificador fosse desligado durante os reparos, resultando em perda de produção da estação. A SUEZ forneceu um sistema temporário de filtro no reboque para operação durante a parada de reparo, para que a produção de água clarificada necessária para os serviços públicos e processos pudesse ser mantida durante os reparos. O sistema era composto de oito unidades de filtro contidas no reboque MobileFlow* (figura 1), cada uma contendo seis vasos de pressão carregados com meios duplos. Um produto químico coagulante foi acrescentado ao afluente do sistema, com a filtração ocorrendo em modo de fluxo descendente, e retrolavagem periódica foi realizada para remover para descarte os sólidos suspensos. Os representantes de serviço de campo fornecidos pela SUEZ operaram o sistema de tratamento temporário, para que o pessoal do cliente pudesse se concentrar no projeto de reparo.

Resultado

O trabalho de reparo demorou dez dias, durante os quais o sistema de filtro temporário produziu mais de 40 milhões de galões (151.000 m3) de água clarificada, para atender aos requisitos de produção da estação e aos compromissos profissionais com a estação vizinha. Dez dias de perda de produção e milhões de dólares foram economizados pelo uso do sistema de tratamento móvel, ao executar os reparos sem desligamento da estação.