SUEZ Water - Água e tecnologias de água

Solução mais completa permite a redução da proporção do consumo de água na maior fábrica de bebidas da Índia

Processamento de bebidas

Desafio

  • Localização: sul da Índia
  • Capacidade: 1560 m3/dia
  • Contratação: 2015
  • Tecnologia: filtro multigrau (MGF), ultrafiltração (UF), filtro ativado por carbono (ACF), osmose reversa (OR), recuperação de retrolavagem, biorreator de membrana (MBR)

Na construção da maior fábrica de bebidas da Índia, uma empresa mundial de alimentos e bebidas buscou uma solução completa de gestão da água. A solução precisava apresentar a fábrica como um local de demonstração mundial para eficiência da água de alto nível e o menor valor de bebidas litro/litro (L/L).

Solução

A SUEZ desenvolveu uma solução que incluia uma estação de tratamento de água, estação de tratamento de efluentes e de esgoto, incluindo um sistema de recuperação de retrolavagem e um sistema de recuperação de rejeito de OR.

A estação de tratamento de água bruta consiste em um filtro multimeio (MMF) acompanhado de ZeeWeed* 1500 UF. A ZeeWeed utiliza um fluxo externo por meio de uma membrana de fibra oca que tem um tamanho de poro nominal e absoluto de 0,02 microns. Com a ZeeWeed, a remoção de turbidez, patógenos, giardia e cryptosporidium não demanda produtos químicos de processo. A ZeeWeed produz água tratada de qualidade uniforme e excepcional.

A água filtrada por UF é passada por um ACF para remoção de cor, odor e quaisquer orgânicos dissolvidos presentes na água, e então é passado pela esterilizador UV. Água de alimentação quimicamente dosada flui para a entrada do filtro de cartucho em micron, água da saída do filtro de cartucho individual flui para as bombas de sucção de alta pressão, e alimentação pressurizada passa por uma série de membranas OR.

O sistema de recuperação de retrolavagem usa membranas submersas ZeeWeed 500, membranas UF de fibra oca reforçadas com tamanho de poro nominal de 0,04 µm. A fibra da membrana tem uma tração próxima a 100 lbs e é altamente resistente a compostos químicos, incluindo ácidos, bases e cloro, que são todos usados para limpeza da membrana.

A água de rejeito de OR tem alto TDS e sílica reativa, então a água de rejeito reciclada é passada por clarificador e MMF, seguido de tecnologia de eletrodiálise reversa (EDR) da SUEZ. Sua água processada é usada novamente no tanque de água bruta com 90% de recuperação.

A estação de tratamento de efluentes e esgoto dispõe de tecnologia de MBR. Na ETP, isso é acompanhado de um sistema de OR parcial. O processo ZeeWeed MBR é uma tecnologia composta de um reator biológico de crescimento suspenso integrado com um sistema de membrana UF que utiliza a membrana de fibra oca ZeeWeed.

O sistema de osmose reversa para tratar o permeado de MBR é projetado para uma aplicação de efluentes com limpeza escalonada. O permeado de MBR de  250 m3/dia é bombeado do tanque de água tratada por meio da bomba de alimentação de OR. O sistema é projetado para 75% de recuperação para gerar permeado de 187,5 m3/dia.

Resultado

A SUEZ forneceu uma solução completa de gestão da água com alta eficiência e o menor coeficiente de L/L no setor de bebidas. Essa estação opera com o maior sistema de recuperação (98,5%) e o menor ZLD (26 m3/dia) instalado por essa empresa de alimentos e bebidas. É um projeto repetível e o primeiro do tipo na Índia.

Para saber como a SUEZ pode ajudar a resolver seus desafios de efluentes, entre em contato com o representante da SUEZ