SUEZ Water - Água e tecnologias de água

Data center economiza mais de US$ 114.000 anualmente com a tecnologia de água de resfriamento da SUEZ

Desafio
Imagem 1: Controlador TrueSense RSG
Imagem 1: Controlador TrueSense RSG

Um data center em Virgínia buscou uma solução econômica e confiável para reduzir seus gastos com tratamento de água. A emoresa opera com seis ciclos de resfriamento de 900 toneladas independentes, cada um com seu próprio equipamento de abastecimento de produtos químicos. Os resfriadores funcionam com água de poço com dureza total de mais de 400 ppm.

Anteriormente, o data center utilizada água de poço descalcificada que continha 36 ppm de sílica. O controle ineficiente dos descalcificadores de água e dos ciclos das torres de resfriamento de concentração resultaram no depósito de quantidade significativa de sílica nos tubos do resfriador e na precipitação de sílica nos reservatórios da torre de resfriamento.

Com os dois descalcificadores fazendo a descalcificação de mais de 20 milhões de galões de água de poço a um custo aproximado de $160,000 para remoção de sal de água salgada e manutenção, o data center decidou adotar um novo processo de tratamento de água.

Solução

Com o objetivo de desmantelar os descalcificadores de água, o data center procurou a SUEZ para revisar o seu processo de tratamento e seu programa de uso de substâncias químicas. Após análise, a SUEZ propôs uma solução de tratamento em duas etapas.

Primeiramente, a SUEZ instalou um novo sistema de controle, o TrueSense* Ready-Set-GO II (RSG), para eliminar a variabilidade do processo e corrigir problemas de controle que poderiam levar à deposição onerosa. O controlador TrueSense RSG permite o monitoramento contínuo e online além do controle do abastecimento de produtos químicos, da despressurização da torre de abastecimento e, também, da adição de ácido. Durante a instação dos tanques de ácido e equipamentos, a SUEZ utilizou o produto químico GenGard* com a água descalcificada para a gestão eficiente do sistema.

Depois, após a instalação dos taques de ácido, e novo controlador TrueSense RSG e o sistema de abastecimento de produtos químicos foram ajustados para controlar a alimentação de ácido para manutenção do nível de pH desejado, de forma que a água de poço não mais precisasse passar pelo processo de descalcificação. Após o efetivo controle do processo, o custoso processo de descalcificação da água pode ser desativado.

Resultado

As soluções de tratamento de água completas desenvolvidas pela SUEZ resultaram no controle constante dos níveis de pH e de agentes inibidores e no controle completo da deposição e corrosão no sistema.

Com a eliminação do processo de descalcificação da água, o data center não precisou mais adotar um programa de manutenção dos descalcificadores, o que gerou economia com a mão de obra que abastercia cada um dos tanques de água salgada com sal, a redução por completo do uso de sal e a substiuição da resina. No total, com a desativação dos descalcificadores de água, o data center economizou aproximadamente $114,000 no ano com custos associados.