SUEZ Water - Água e tecnologias de água

Otimização de dessalinizador gera US$ 900.000 em recuperação de petróleo para refinaria norte-americana

Otimização de dessalinizador
Otimização de dessalinizador

 

sumário de valor

 

Desafio

Antes de se tornar o fornecedor de soluções químicas da refinaria, a SUEZ tinha como foco reduzir o conteúdeo de petróleo na água efluente do dessalinizador (salmoura). Isso custou à refinaria perda de matéria-prima e carregamento adicional de óleo para a estação de tratamento de efluentes que não foi recuperável.

Solução

Um programa de melhoria de várias etapas foi desenvolvido com a refinaria para ajustar todos os aspectos operacionais da operação do dessalinizador para sua estrutura operacional de petróleo bruto. Essas melhorias foram implementadas por vários meses:

  • Um estudo de válvula mista mediu cloretos brutos dessalinizados e sedimentos básicos e água (BS&W) com variação de diferencial de pressão. Isso determinou o ajuste de válvula mista para dessalinizadores de primeiro e segundo estágio.
  • O controle de nível foi otimizado ao longo do tempo com a inspeção de rotina de amostras tri-line.
  • O desemulsificante mais adequado para a operação de crus e dessalinização da refinaria foi selecionado usando o simulador de dessalinizador exclusivo da SUEZ.
  • Qúimica adjunta foi adicionada para auxiliar no controle da resolução da emulsão.
  • A prática de lavagem de lama foi otimizada de contínua para intermitente, o que reduziu a velocidade do injetor em seu projeto, resultando em uma camada de emulsão mais estável e controle de sólidos. Pesquisas de clima trimestrais confirmam que não há acúmulo de lama nos recipientes dessalinizadores.
  • Foram feitos treinamentos e envolvimento com as operações da unidade para manter o desempenho como melhorias.

Resultado

Como a operação do dessalinização melhorou com o tempo, o petróleo médio em salmoura reduziu de 13,000 PPM para <500 PPM. Isso reduziu o potencial de incrustação nas trocas de calor de salmoura e reduziu o logo a ser manuseado em uma estação de efluentes.

O petróleo recuperado da salmoura através desses melhoramento está estimado em ~26,000 barris por ano, uma importância de mais de $900,000 para a refinaria.