SUEZ Water - Água e tecnologias de água

Empresa de alimentos melhora a qualidade significativamente, amplia a troca de água de resfriamento

Desafio

Um produtor de salsichas e carne enlatada na Alemanha operava 13 autoclaves cheias de água (Rotomats). As autoclaves estavam conectadas a um sistema de resfriamento evaporativo aberto para reutilizar a água de resfriamento gasta depois de cada lote. A água de resfriamento é tratada com dióxido de cloro para controle microbiológico. A água é trocada a cada duas semanas para reduzir a formação de manchas nas latas.

Desde 2005, o uso de íons metálicos, como zinco e molibdato, como inibidores de corrosão para tratamento de água foi proibido pelas autoridades locais. Para proteger as latas e o equipamento esterilizador contra incrustações e corrosão, foi usado um inibidor à base de fosfonato e aminas. As latas, contudo, mostravam corrosão frequente e depósitos depois da esterilização. Desse modo, era necessária a limpeza manual, e as reclamações dos clientes em relação às latas corroídas precisavam ser resolvidas.

Solução

A SUEZ fez uma análise minuciosa dos esterilizadores e do sistema de resfriamento. Com base nos resultados, um dos novos inibidores de corrosão Mo-free da linha FoodPro* ST foi selecionado para execução de um teste em uma das Rotomats.

Como a Rotomat ainda estava conectada ao sistema de resfriamento, a água de resfriamento foi tratada com um produto da concorrência. A troca para FoodPro ST mostrou uma melhoria notável na aparência das latas. Devido a esses bons resultados, foi decidido que um teste de escala completa seria realizado em todas as Rotomats e no sistema de resfriamento.

Resultado

Processamento em empresa de alimentosDepois de uma troca completa da água de processo e de resfriamento, o FoodPro ST8070 foi introduzido como inibidor de depósitos e corrosão e dosado em todas as Rotomats. As latas ficaram livres de corrosão, mesmo no corte das tampas de puxar e na fenda entre a tampa e o corpo da lata. O brilho e a limpeza melhoraram bastante, e desse modo a limpeza manual pós-esterilização não foi mais necessária.

Desse modo, a limpeza da água de resfriamento pôde ser mantida por mais tempo, resultando em uma extensão para a troca completa da água de resfriamento para 4 semanas.