SUEZ Water - Água e tecnologias de água

Fábrica de processamento de alimentos cumpre com os limites de descarga e limpa uma lagoa com o uso de produtos de bioaumentação BioPlus

Alimentos processados e preparados
Tratamento de bioaumentação
Desafio

Uma fábrica norte-americana de processamento de alimentos enfrentava ações regulamentares devido a BOD alto, SST e gordura (FOG) em descargas e a uma lagoa altamente contaminada, que exalava odores desagradáveis. Os resíduos eram compostos de altos níveis de proteína e óleo vegetal. A figura 1 mostra as condições iniciais da lagoa de efluentes.

Figura 1: Lagoa antes do tratamento

Figura 1: Lagoa antes do tratamento

Solução

A solução recomendada foi bioaumentação e aeração extra, para revitalizar a lagoa e, assim, deteriorar o BOD e FOG coletados. O BioPlus BA3920 foi usado para recultivar rapidamente uma população de bactérias.

Como o tempo era crucial, uma dosagem elevada de 4 baldes por dia foi recomendada para os primeiros 5 dias, seguido por uma dosagem de manutenção de 20 lbs por dia depois disso.

Como parte do programa de serviço, pH, amoníaco e fosfato eram verificados rotineiramente. O pessoal da fábrica verificava COD e FOG diariamente.

Resultado

Em um ou dois dias, uma grande quantidade de espuma branca se formou, porque a biomassa começou a crescer rapidamente. Isso costuma ser visto com biomassas de F/M alto e crescimento rápido. Veja a figura 2. Isso indica que o sistema estava recuperando a saúde.

Figura 2: Alto índice de crescimento mostrado pela formação de espuma

Figura 2: Alto índice de crescimento mostrado pela formação de espuma 

Figura 3: Lagoa depois de 10 dias de tratamento

Figura 3: Lagoa depois de 10 dias de tratamento

Figura 4: Lagoa depois de 14 dias de tratamento

Figura 4: Lagoa depois de 14 dias de tratamento

No 10º dia depois da primeira aplicação de BioPlus, a maior parte da espuma tinha desaparecido. Isso é o resultado da biomassa mais antiga ou mais estável se desenvolvendo. Veja a figura 3. Além disso, o odor deixou de ser um problema.

No dia 14, a aeração suplementar foi desativada e a superfíce do tanque estava, em grande parte, sem espuma e gordura flutuante. Veja a figura 4.

A essa altura, a fábrica podia cumprir as normas da autorização de descarga e retomar a descarga normal de efluentes.

conclusões

  1. O BioPlus BA3920 acelerou os índices de crescimento bacteriano e removeu, com rapidez, BOD e gordura de uma lagoa de efluentes.
  2. As emissões de odores também foram controladas.
  3. O cliente conseguiu evitar multas regulamentares e inatividade e pôde retomar a descarga de efluentes de acordo com as normas.