SUEZ Water - Água e tecnologias de água

Fábrica de processamento de alimentos economiza custos de dragagem em tanque de efluentes com a bioaumentação BioPlus*

Alimentos processados e preparados

Desafio

Uma fábrica norte-americana de processamento de alimentos com uma lagoa de 65 milhões de galões de água tratada estava enfrentando dragagem de sólidos para melhorar a capacidade do tanque. Devido aos sólidos represados, com acúmulo de sólidos em um tanque receptor adjacente, 69% da capacidade do tanque era perdida. Isso exigia o desvio de afluentes para outro tanque antes do retorno ao tanque receptor devido a problemas mecânicos.

Solução

A manutenção do tanque estava planejada, incluindo a drenagem, mas a SUEZ foi contatada para sugerir opções para melhorar as condições no tanque Depois de uma auditoria no local, a composição de lodo do tanque foi identificada como alta em composição orgânica. Uma solução que utiliza BioPlus BA3903 da SUEZ foi sugerida para acréscimo estratégico ao tanque. Para determinar a eficácia de remoção, um teste usando o produto BioPlus BA3903 foi iniciado em uma área do tanque.

O BioPlus BA3903 contém uma mistura especialmente formulada de microrganismos de ocorrência natural, mas adaptados e com alto desempenho, junto a algumas enzimas e nutrientes para condições de baixo oxigênio dissolvido (DO). O produto foi desenvolvido para uso na degradação industrial de lodo industrial orgânico acumulado no fundo de lagoas. O BioPlus BA3903 é formulado com "picos" ponderados que são aplicados em uma área ampla para reduzir a camada de lodo global na lagoa. Para redução mais rápida do lodo, doses maiores podem ser aplicadas em áreas problemáticas. Estabeleceu-se um plano para avaliar uma parte da lagoa e medidas foram tomadas para determinar o volume de lodo nessa área de teste.

Resultado

O BioPlus BA3903 foi aplicado nas dosagens recomendadas. Na área de teste, 15 pés de lodo foram medidos inicialmente. Dez dias mais tarde, BioPlus BA3903 foi adicionado pela segunda vez depois que as medidas mostraram uma redução da profundidade do lodo de 15 para 2 pés em uma área e de 8 pés para 2½ pés de profundidade em uma área adjacente da lagoa. Os resultados de várias áreas da lagoa são mostrados no gráfico, na figura 1.

Figura 1: Mudanças na profundidade do lodo com tratamento nas áreas indicadas da lagoa

Figura 1: Mudanças na profundidade do lodo com tratamento nas áreas indicadas da lagoa

A avaliação foi considerada positiva pelo gerente da fábrica e mais tratamento foi planejado em outra parte do sistema de lagoa, onde o acúmulo de lodo ocorreu ao longo do tempo. Desde a avaliação, o cliente não drenou nenhuma área, e mais monitoramento para identificar áreas chave da lagoa para tratamento ocorrerão antes do tratamento adicional.

Depois das reduções iniciais, é recomendado continuar um programa de manutenção para futuros acréscimos para controle de acúmulo de lodo bem no início em vez de esperar que o material se acumule no sistema da lagoa. O monitoramento de desempenho rotineiro será implementado para mostrar ainda mais a eficácia do tratamento.

Se fosse necessário drenagem para limpeza do sistema da lagoa em vez de usar BioPlus BA3903, isso teria custado mais de US$ 700.000 em pagamento de contratados. Graças ao tratamento da SUEZ, a economia será superior a US$ 625.000.