SUEZ Water - Água e tecnologias de água

A tecnologia de taninos KlarAid funciona em uma ampla variedade de condições de efluentes

Desafio

Uma usina de processamento de carnes no Centro-Oeste estava sob uma ordem de não fazer emitida pela autoridade de esgoto local por repetidas violações de efluentes. Se eles não começassem a produzir efluentes dentro dos limites de descarga, não poderiam mais fazer descargas, fechando efetivamente a produção.  Devido aos diversos processos na usina, incluindo limpezas e sanitização, a usina de processamento de carnes gerava efluentes que variavam amplamente em qualidade e quantidade. Os resíduos variavam constantemente em pH, fluxo, gordura e cargas sólidas. Sem equalizar esses aspectos, seria difícil manter qualquer sentido de controle. O resultado: violações constantes de óleo e gordura em sua autorização de descarga.

Solução

Devido à ampla linha de opções de tratamento químico disponível, o representante da SUEZ encontrou vários programas que funcionavam, isto é, removeriam óleo e gordura suficiente para cumprir com os limites de descarga. Contudo, considerando a ampla variação nos resíduos, e o controle limitado, o representante da SUEZ escolheu um produto à base de taninos KlarAid.

Devido à sua composição única e às suas capacidades de absorção, a série de produtos à base de taninos sempre teve bons resultados no tratamento de resíduos oleosos. O maior beneficio, no entanto, é seu efeito independentemente das condições operacionais.

Pelos mesmos motivos da sua eficência em efluentes oleosos, o produto também tem a capacidade de ser muito "indulgente com a taxa de alimentação". Ou seja, assim que a melhor taxa de alimentação for estabelecida, ele continuará a funcionar, independentemente de grandes oscilações nas condições operacionais.

Resultado

Pela primeira vez em meses, a usina estava em conformidade e a ordem de não fazer foi suspensa. Desenvolver um programa de tratamento que os ajudaria a cumprir com os limites de descarga era um desafio que poderia ser facilmente superado. No entanto, ter um programa de tratamento que funcionará em condições difíceis na usina foi um desafio superado somente pela SUEZ e pela tecnologia de taninos KlarAid.