SUEZ Water - Água e tecnologias de água

Knox Chapman é o primeiro a instalar a linha de produtos ZW1500 RMS

Desafio

  • Aplicação: água potável municipal
  • Local: Knoxville, Tennessee, EUA
  • Produto: estação ZeeWeed 1500 RMS
  • Capacidade: 8 MGD
  • Commissionamento: abril de 2014
Knox Chapman é o primeiro a instalar a linha de produtos ZW1500 RMS
Figura 1: Knox Chapman Utility District

O Knox Chapman Utility District (KCUD) está localizado em Knoxville, Tennessee, e abrange uma área de aproximadamente 60 milhas quadradas. A missão do KCUD é fornecer a melhor qualidade de serviços relacionados à água e a efluentes a clientes a um preço razoável.

Com a ajuda dos módulos pressurizados ZeeWeed 1500 (ZW1500) da SUEZ, o KCUD produz água potável para a cidade de Knoxville e para as áreas vizinhas. A água de alimentação bruta é obtida do rio French Broad e pré-tratata no KCUD com o uso de pré-triagem, coagulação e floculação. A tabela 1 mostra os principais parâmetros da estação junto à qualidade da água bruta.

Como já cliente ZW1500 com espaço extra na estação, o KCUD tinha planos de aumentar a capacidade da estação. A figura 2 mostra o layout do ZW1500 dentro da instalação de água potável.

Principais parâmetros da estação da instalação de água potável do KCUD

Dentro da instalação de água potável do KCUD

 

Solução

Trabalhando estreitamento com a SUEZ, o KCUD aprovou um ensaio pré-produção para a recém desenvolvida linha de produtos ZW1500 RMS (sistema de módulos sem rack). Isso deu ao KCUD capacidade extra enquanto confere à SUEZ uma oportunidade de mostrar a nova linha de RMS.

O design do produto RMS minimiza a área ocupada da estação ao otimizar a quantidade de tubulação necessária. Composta de todas as partes moldadas em plástico, o ZW1500 RMS é desenvolvido para gerar menor custo, área ocupada menor, simplicidade e modularidade.

Trem ZW1500 RMS instalado no KCUD

Para testar o desempenho da ZW1500 RMS, o KCUD instalou um trem da linha ZW1500 RMS, composto de 112 módulos no total (configuração 4x28) (Figura 3).

Os componentes do trem foram enviados parcialmente montados em caixas para instalação simples e fácil na estação. A figura 4 ilustra como os componentes RMS são enviados.

Módulos (esquerda) e tampas (direita) ZW1500 nas caixas de envio

 

Resultado

O sistema ZW1500 entrou em operação em março de 2016. A testagem do sistema continuou a fornecer água tratada com a mesma alta qualidade que o sistema original. A tabela 2 faz referência à qualidade da água do permeato do KCUD.

Qualidade da água potável do permeato no KCUD

Além de fornecer permeato de alta qualidade, o design de RMS se mostrou:

  • 75% menos caro do que um rack típico.
  • Até 50% menor do que a área ocupada de um rack típico.
  • Fácil de montar e instalar.
  • Versátil em termos de layout de trem na estação.

A figura 5 demonstra a comparação de dimensões entre um rack ZW1500 típico e o recém projetado trem RMS

Comparação da área ocupada entre um rack típico (em cima) e um ZW1500 RMS (embaixo)

Com a ajuda do KCUD, essa testagem conferiu à SUEZ a oportunidade de obter feedback importante em uma instalação em escala total antes de fornecer a linha de produtos RMS a projetos comerciais em 2016.