SUEZ Water - Água e tecnologias de água

Com a ajuda de MBR móvel, estação volta às atividades depois de um incêndio arrasador

Desafio

O incêndio de Woolsey causou destruição em massa e atingiu as colinas de Malibu no sul da Califórnia no fim de 2018. O fogo queimou aproximadamente 97,000 acres, destruiu mais de 1,600 estruturas, matou três pessoas e deixou muitas outras machucadas. Uma das estruturas destruídas pelo fogo foi a estação de tratamento de efluentes que atendia um centro de reabilitação na cidade de Malibu. Com a estação de tratamento fora de operação, o centro teve suas operações interrompidas depois do incêndio. Para acelerar sua reabertura, um processo de licitação (ou RFP (request for proposals) na sigla em inglês) foi lançado para a instalação de uma estação de tratamento de efluentes temporária para funcionar enquanto as instações permanentes são construídas.

Solução

A SUEZ - Water Technologies & Solutions foi escolhida para construir um sistema portátil de biorreator de membrana (MBR) com capacidade de 26,000 galão por dia (gpd). A frota portátil de MBR da SUEZ (vide Imagem 1) oferece aos clientes sistemas de tratamento de efluentes totalmente integrados que incorporam processos biológicos e as membranas de ultrafiltragem (UF) ZeeWeed* 500 em unidades compactas criadas para o tratamento de efluentes em diversos tipos de aplicações.

As membranas ZeeWeed são fibras ocas reforçadas e submersas diretamente nos efluentes (vide Imagem 2). As membranas absorvem o permeado na fibra usando uma sucção suave e agem como uma barreira física, impedindo que sólidos em suspensão sejam liberados no efluente. As membranas são extremamente econômicas, pois requerem menos energia e menos produtos químicos do que os sistemas convencionais de efluentes. A SUEZ foi a única empresa a oferecer ao clientes uma solução prontamente disponível com essa funcionalidade.

Resultado

O MBR portátil foi integrado com transtornos mínimos à infraestrutura existente no local. A solução foi entregue dentro do prazo e pronta para iniciar o processamento de efluentes em 60 dias. A tabela 1 indica os limites de descarga exigidos:

Tabela 1 do MBR portátil

Com amostragem mínima, o MBR portátil teve aprovação para iniciar a descarga de MBR; todos os padrões estiveram e estão dentro das especificações exigidas. Com o sistema SUEZ-WTS instalado, os residentes das instalações puderam retornar ao local.