SUEZ Water - Água e tecnologias de água

Estação de tratamento de água Oamaru melhora o desempenho da estação ao atualizar as membranas da concorrência para a ZeeWeed* 1000 da SUEZ

Desafio

Em setembro de 2007, o conselho regional de Waitaki terminou a construção da estação de tratamento de água Oamaru. A estação foi originalmente comissionada com dois trens de membrana da concorrência. Em 2015, as membranas da concorrência chegaram ao fim da vida e não conseguiam mais cumprir com os requisitos de capacidade do cliente. Além disso, o cliente queria flexibilidade para aumentar a capacidade da estação no futuro na área ocupada existente. Isso não era possível com o produto da concorrência.

Solução

A SUEZ recomendou o rack ZW1000-R1 que fornece mais opções de modernização para instalações de água potável atualmente operando em sistemas de membrana que não são da SUEZ. O rack ZW1000-R1 permite substituição direta, dando aos clientes capacidade expandida, maior desempenho e acesso às pessoas e aos recursos de serviços comprovados da SUEZ.

O rack ZW1000-R1 é projetado para uso de módulos ZW1000 da SUEZ como seus blocos de construção. A modularidade do rack e os módulos ZW1000 permitem várias configurações e fornecem soluções personalizáveis para qualquer projeto de tanque existente com alterações mínimas no equipamento existente.

O cliente decidiu modernizar toda a estação com dois trens da SUEZ equipados com sete racks ZW1000R1 cada um. A modernização possibilita que a estação opere na capacidade projetada que o concorrente não conseguiu alcançar. Quatro dos racks foram equipados com módulos vazios que podem ser facilmente substituídos por módulos ativos no futuro, para aumentar a capacidade.

Tabela 1: Configuração antes e depois da modernização da membrana
Descrição Original Modernização
Tipo de membrana Concorrência ZW1000 da SUEZ
Área de superfície do módulo, m2 28 51.1
Número total de módulos 504 288
Área de superfície total, m2 14,112 14,717
Capacidade projetada máxima 19 MLDa 20,5 MLDb

a Não chegou ao fim da vida da membrana

b Capacidade projetada máxima da concorrência = 24 MLD, SUEZ = 28,2 MLD (área ocupada idêntica)

Junto com a instalação, a Waitaki também decidiu incluir o serviço de consultoria InSight* Pro. Esse serviço de monitoramento fornece à estação meios comprovados de coleta automática de dados de processo e qualidade da água do sistema de membrana. Esses dados são, então, convertidos em relatórios gráficos e um especialista em processos da SUEZ é indicado para trabalhar com a Oamaru para monitorar os dados e auxiliar os operadores com a interpretação dos resultados.

A ferramenta de relatório InSight é mais fácil de entender e tem mais recursos que a ferramenta de relatório usada anteriormente pelo cliente. A funcionalidade aprimorada da ferramenta de relatório InSight ajuda a identificar possíveis melhorias no processo de tratamento da estação.

Figura 1: Rack ZW1000-R1 sendo instalado em Oamaru
Figura 1: Rack ZW1000-R1 sendo instalado em Oamaru

 

Resultado

Em outubro de 2015, o primeiro trem da SUEZ equipado com sete racks ZW1000-R1 foi instalado em duas semanas. O rack ZW1000-R1 demanda consideravelmente menos ar que as membranas da concorrência, então a SUEZ modernizou os sopradores de 37 kW para sopradores de 11 kW mais eficientes, para reduziros custos de energia. A instalação do segundo trem ocorrerá nos próximos meses.

Figura 2: Trem da SUEZ em operação em Oamaru
Figura 2: Trem da SUEZ em operação em Oamaru

 

construído com tecnologia comprovada

Figura 3: Módulo ZW1000
Figura 3: Módulo ZW1000

O módulo ZW1000 (Fig. 3) utiliza décadas de experiência da SUEZ em membrana de UF.

Os módulos ZW1000 têm um histórico de sucesso comprovado nos últimos 15 anos e respondem por 1,3 bilhão de galões por dia (BGD) da capacidade instalada total.

Figura 4: Racks ZW1000-R1

 

Se você gostaria de saber como a SUEZ pode resolver suas necessidades de tratamento de água, entre em contato com o representante local da SUEZ.

Contate um especialista da SUEZ