SUEZ Water - Água e tecnologias de água

Petronas atualiza sua própria usina ao substituir um produto da concorrência pelas membranas ZW1500 da SUEZ

Desafio

  • Modernização da PetronasAplicação: filtração direta da água superficial
  • Capacidade: 330 m 3/h (7920 m 3/dia)
  • Local: W.P Labuan, Malásia
  • Comissionamento: maio de 2008
  • Modernização: janeiro de 2014

A usina Petronas PCML-2 é a maior instalação de produção de metanol no sudeste da Ásia. A estação de tratamento de água para a instalação foi projetada para produzir 250 m3/h de água desmineralizada para os diferentes processos incluídos na alimentação da caldeira. Contudo, devido a SST e partículas coloidais na água de alimentação, as unidades de OR downstream estavam com incrustação resultando em menor capacidade da estação.

Além disso, o sistema de UF existente e da concorrência estava entrando em colapso mecânico prematuramente e não conseguia gerar o fluxo projetado.

A PCML-2 decidiu substituir seu sistema de UF existente pela ZeeWeed* (ZW)1500 da SUEZ para solucionar os problemas de pré-tratamento.

Solução

Em parceria com a SUEZ, a PCML-2 decidiu modernizar os módulos ZW1500.

A decisão de aproveitar o produto ZW1500 se baseou na maior área de superfície e na confiabilidade do sistema. 

O sistema de UF existente e da concorrência foi substituído pelo sistema de módulo 96 ZW1500, incluindo as mudanças no sistema auxiliar necessárias para produzir fluxo nominal de  330 m3/h de permeato UF a SDI < 1 e NTU < 0,1 (95% do tempo).

Tabela da SUEZ

maior área de superfície

Modernizar para os módulos de 600 pés 2 ZW1500 aumentou a área de superfície da membrana de 41.280 pés 2 para 57.600 pés 2 no sistema — isso representa um aumento de 30% na área ocupada existente. A PCML-2 decidiu manter inalterada a capacidade da estação e, em vez disso, se beneficiou da redução de fluxo. O fluxo menor economiza custos de energia e reduz a incrustação na membrana.

confiabilidade e funcionalidade

As membranas ZW1500 usam químicos PVDF com tamanho de poro de 0,02 micron. Como resultado, as membranas geram melhor qualidade de permeato, mais robustez e são de manutenção mais fácil.

Membranas ZW1500

processo de modernização

Em parceria com o cliente, a SUEZ deu início à modernização em novembro de 2013 e a estação foi totalmente comissionada e entregue ao cliente em janeiro de 2014. O trabalho de modernização incluiu a instalação de novas membranas e mudanças no equipamento auxiliar e na programação.

Resultado

Ao modernizar os módulos de membrana da usina para a ZeeWeed 1500 da SUEZ, a PCML-2 pode aumentar o tratamento de superfície em 30% na mesma área ocupada, diminuir o fluxo em 30% e reduzir a taxa de incrustação de OR downstream.

ZeeWeed 1500 da SUEZ