SUEZ Water - Água e tecnologias de água

Produtos ProSweet da SUEZ ajudam vinícola da região sudeste a eliminar odor e multas e a reduzir custos

Desafio

A estação de tratamento de efluentes de uma grande vinícola localizada na região sudeste produz odores nocivos de sulfetos. As cascas de uva, o suco da uva e as leveduras liberam odores de  sulfeto de hidrogênio (H2S). Parte do sistema da estação de efluentes consistia em tanques de aeração e tanques de sedimentação. Quando a temperatura externa aumentava, também aumentavam os odores, principalmente nos tanques de sedimentação. Devido aos odores desagradáveis, a vinícola recebeu advertências e multas do Conselho Estadual de Controle do Ar. De igual importância, o odor de H2S era percebido como um incômodo para o pessoal da estação e para a comunidade vizinha.

Solução

Um produto inibidor ProSweet H2S, adicionado aos afluentes dos tanques de sedimentação, controlou os odores ao promover condições favoráveis para que bactérias anaeróbicas produzissem derivados diferentes de gases fétidos, como H2S.

Resultado

Quase imediatamente não era mais possível detectar o odor de H2S. O pessoal da estação e da comunidade vizinha parou de reclamar do odor, e não houve mais multas adicionais. Além disso, o custo do programa ProSweet H2S foi menor do que as multas impostas no passado pelo Conselho Estadual de Controle do Ar.