SUEZ Water - Água e tecnologias de água

Central elétrica remota utiliza solução móvel de água durante a interrupção planejada

Desafio

A Golden Valley Electric Association (GVEA) opera uma usina de energia a carvão de duas unidades na remota Healy, no Alasca. A usina está a duas horas da cidade de Fairbanks e a somente 300 milhas ao sul do Círculo Polar Ártico. A área é conhecida pelos invernos longos e frios, temperaturas de verão que oscilam próximas ao congelamento e bancos de neve que duram o ano todo. Quando a GVEA decidiu modernizar os controles e sistemas ambientais de Healy, junto ao seu sistema de tratamento de água – tudo isso quanto colocava on-line uma segunda e maior usina elétrica – passou a ser crucial que eles encontrassem uma solução de água temporária, para mantê-los em operação. A GVEA entrou em contato com a SUEZ Water Technologies & Solutions em busca de uma solução de água móvel que possibilitaria que eles continuassem a operação da usina, de 3.177 milhas de linhas de transmissão e distribuição e de 34 subestações durante a parada planejada de 90 dias. Há uma década a empresa de serviços públicos se relaciona com as equipes de solução químicas da SUEZ e escolheu a SUEZ, em parte, pela sua grande frota de equipamento móvel implantável e pela tecnologia para apoiar a troca de íons, a filtração e a separação de membrana, incluindo osmose reversa (OR) e ultrafiltração.

Solução

Os sistemas de filtração de água móvel da SUEZ fornecem qualidade e quantidade de água durante emergências e paradas programadas. O design dos reboques móveis permite filtração, ultrafiltração, OR e/ou deionização. Os sistemas podem ser personalizados para processar águas superficiais, água de poço, água do mar, água de rio ou efluentes O sistema da SUEZ entregue a Healy incluía um reboque de OR contendo vários recipientes de filtração e uma unidade de OR de 100 galões por minuto. A água processada pelo sistema de osmose reversa foi purificada ainda mais pelos tanques de troca de íons, para manter a qualidade necessária para água de alimentação da caldeira de Healy na usina. Ainda, para minimizar a substituição e o envio de tanques de troca de íons, que podem ser muito caros, o sistema de osmose reversa foi atualizado para incluir um sistema interno de reciclagem de água processada. Devido à localização remota da usina, um representante da SUEZ ficava no local 8-10 horas por dia, pelo menos cinco dias por semana, para atender a quaisquer problemas que surgissem.

Resultado

A SUEZ fornece solução temporária de água móvel para usina elétrica remota no Alasca.

Acesso à água trada era uma etapa crucial no suporte ao investimento contínuo da GVEA e, no verão de 2015, a GVEA reativou a usina elétrica de Healy. Ao usar a frota móvel da SUEZ, a usina pôde atualizar sua tecnologia e reativar a unidade dois da planta, sem sacrificar o desempenho contínuo.