SUEZ Water - Água e tecnologias de água

Biorreatores de membranas simples com ZeeWeed* 500S para locais remotos

Desafio

  • Aplicação: tratamento de esgoto doméstico de um acampamento de 42 pessoas para descarga na superfície do solo
  • Capacidade: 1.500 gpd (5.700 lpd)
  • Local: acampamento de exploração mineral remoto na Cordilheira do Alasca, Denali Highway, Alasca
  • Contratação: 20 de junho de 2018

Os verões do Alasca são intensos, mas curtos. Uma empresa de exploração mineral havia planejado uma estação inteira de perfuração com apoio de helicóptero em uma propriedade na Cordilheira do Alasca. Uma empresa de logística havia montado um acampamento de 42 pessoas que incluía uma cozinha, área de lavagem (mictórios, chuveiros, lavadoras de roupa, pias) e as instalações associadas. A exploração estava programada para começar logo, com um helicóptero, equipamento de perfuração e equipe prestes a chegar. A única coisa que faltava determinar era como tratar e descartar os efluentes.

Muito tempo precioso foi perdido buscando um local para um sistema séptico convencional. O pequeno acampamento estava em uma área confinada por uma colina de um lado e um rio do outro. Não era possível encontrar um local adequado ou uma alternativa viável. Parecia inevitável o pagamento de altas taxas de bombeamento para transportar o esgoto para fora do acampamento.

Solução

O cliente era chamado de Lifewater Engineering Company, um parceiro de canal da SUEZ em Fairbanks, Alasca. A Lifewater avaliou a situação e sugeriu um biorreator de membrana (MBR) com descarga de superfície, já que havia uma área com vegetação perto do acampamento que poderia aceitar e dispersar efluentes tratados. O consentimento verbal do Departamento de Conservação Ambiental do Alasca (ADEC) a esse plano deu início ao projeto final. Como esse sistema operaria somente sazonalmente em meses mais quentes, um sistema isolado não era necessário, simplificando o projeto e a fabricação. O projeto do MBR foi feito rapidamente, pois os engenheiros da Lifewater e da SUEZ haviam colaborado recentemente para desenvolver um projeto genérico para um pequeno MBR baseado na tecnologia ZeeWeed*. O projeto final, a revisão do plano e a aprovação, compra e fabricação ocorreram simultaneamente, seguidos logo pela entrega, contratação e treinamento de operadores. Em menos de três semanas, o projeto foi da ordem de compra a um sistema operacional.

Visão geral do processo

O esgoto é coletado da cozinha e da área de lavagem em uma estação de elevação. A estação de elevação bombeia efluentes a um tanque de lixo de 1500 galões, de onde flui por gravidade para um biorreator aerado de 1500 galões. Uma bomba submersível transfere o licor misturado do biorreator para um tanque de membranas separado que contém um
cartucho de membranas de UF de fibra oca ZeeWeed.

A bomba puxa a água filtrada pelo ZW500S e a descarrega em um tanque de filtrados. Uma bomba submersível no tanque de filtrados descarrega o efluente tratado de forma intermitente em uma área com vegetação. A tabela a seguir detalha os limites de descarga necessários e os valores reais registrados.

Resultado

A Lifewater projeta sistemas robustos que operam com intervenção mínima. Os cartuchos simples ZeeWeed 500S da SUEZ são comprovados e robustos, ideais para a construção de biorreatores de membranas.

A SUEZ e suas parceiras estão aqui para ajudá-lo a superar seus desafios.

Para saber mais ou falar conosco sobre por que os clientes escolhem a ZeeWeed, clique aqui.