SUEZ Water - Água e tecnologias de água

Tratamento de resíduos de usina de carnes para uso na alimentação animal reduz o lodo e economiza US$ 115.000

Processamento de carnes

Desafio

A grande quantidade de lodo gerada pelo programa de tratamento de resíduos nessa usina de abate e processamento de carnes no Canadá não poderia ser considerada para processamento em alimentação animal porque era processada com sulfato de alumínio antes de ir para descarte no aterro municipal. As tarifas de armazenamento, transporte e tippage eram caras.

Solução

A SUEZ recomendou que um produto KlarAid* substituísse o alumínio, junto a ácido sulfúrico para decompor sangue, óleo e gordura, e para reduzir a demanda biológica de oxigênio (BOD) dissolvido.

Mudanças mecânicas no sistema de efluentes também foram implementadas.

Resultado

Essas melhorias reduziram o volume de lodo em 76%, atingindo 9.219.080 libras (4.182 toneladas métricas) por ano não enviadas ao aterro. Além disso, o KlarAid é um material orgânico que foi aprovado para aplicações de processamento. As economias do programa geradas pela redução em custos de produtos químicos e de aterro totalizaram US$ 115.000 anualmente. O menor volume e a melhor qualidade de efluentes também reduziram a carga sobre a estação de tratamento de resíduos municipal.