SUEZ Water - Água e tecnologias de água

Atualização de ZeeWeed* 500S na nova estação de Wuxi New City

Resumo
  • Aplicação: tratamento de efluentes municipais
  • Produto: ZeeWeed (ZW) 500S
  • Capacidade: 15 MLD
  • Local: Wuxi, província de Jiangsu, China
  • Commissionamento: 2011
  • Atualização para SUEZ: novembro de 2017
Desafio
Figura 1: Estação de Wuxi New City
Figura 1: Estação de Wuxi New City

A estação Wuxi New City é uma estação de tratamento de efluentes municipais em Wuxi, China. Ela é responsável poelo tratamento de 30 MLD de efluentes para a região Wuxi Hi-tech. Nos 6 anos de operação, Wuxi enfrentou problemas de longevidade e capacidade com a membrana da concorrência que eles instalaram.

As membranas não conseguiam atender à capacidade, principalmente no inverno, operando a 20-25 MLD em vez do necessário, 30 MLD. Lodo e rompimento de fibras também eram uma preocupação com as membranas da concorrência.

Solução

Em 2016, a Wuxi Hi-Tech Water Co. Ltd (WHW) decidiu atualizar a estação de MBR de New City para as membranas ZeeWeed* 500S da SUEZ. A ZW 500S era, de modo único, adequada para a WHW porque era compatível com o design de fibra oca que assegura que as membranas retenham a integridade e sejam muito duráveis. Além disso, as membranas demonstraram operar de 1,5 a 2,5 vezes a vazão de produtos semelhantes.

O envolvimento da SUEZ em outra estação de MBR em Wuxi confirmou que as membranas ZeeWeed eram duráveis e capazes de cumprir a capacidade a demandas normal e de pico. A WHW passou por uma substituição de 50% da estação com a ZW 500S da SUEZ e tem planos de substituir o restante da estação nos próximos anos.

Figura 2: Módulo ZW 500S
Figura 2: Módulo ZW 500S
Figura 3: ZW 500S em WHW
Figura 3: ZW 500S em WHW

 

Resultado

A substituição da membrana teve bons resultados e não exigiu modificações no procedimento operacional da WHW. Embora o fluxo para as membranas ZW 500S seja 23,3% maior do que para as membranas da concorrência, a ZW 500S continuou a manter um desempenho excelente depois do comissionamento.