SUEZ Water - Água e tecnologias de água

Soluções de tratamento para moagem seca de etanol

No processo de moagem seca de milho para obtenção de etanol, os operadores buscam continuamente modos para melhorar a eficiência do processo e diminuir os custos operacionais para ajudar a estimular a lucratividade geral e aumentar a competitividade.

A SUEZ oferece um portfólio abrangente de tratamentos, equipamentos e soluções analíticas para ajudar os produtores de etanol a aumentarem a produção, gerenciarem o tempo de inatividade e reduzirem o custo total de operação.

Visão geral do processo

Visão geral do processo de moagem seca de etanol

Cozimento

Quando a farinha de milho é misturada com água e enzimas, oxalato de cálcio (beerstone) pode se formar dentro dos tanques de lama, dos trocadores de calor e da tubulação, o que exige limpeza e causa tempo de inatividade e perda de produtividade. Esse problema pode ser mais acentuado quando iniciativas de reciclagem de água introduzem altos fluxos de recuperação de cálcio aos tanques de lama. Nossos produtos FoodPro* OLC podem minimizar incrustações, reduzir o uso de ácidos e cáusticos, e aumentar a produtividade no processo de cozimento.

Fermentação

Esse processo converte amido em etanol. Beerstone também pode se formar aqui, nos resfriadores de fermentação e nos tanques de fermentação, porque o oxalato de cálcio tem uma baixa solubilidade em temperaturas operacionais padrão (90-100oF). Se houver formação de incrustação nos trocadores de calor, o controle de temperatura pode se tornar ineficiente e afetar a produtividade. Nossos produtos FoodPro* DCF podem minimizar incrustações, reduzir o uso de ácidos e cáusticos, e aumentar a produtividade no estágio de fermentação.

Melhoria da limpeza no local (CIP)

Trocadores de calor e resfriadores e tanques de fermentação de cerveja/mistura de etanol são higienizados a cada 24 a 48 horas, ou depois de cada lote, para remover a incrustação orgânica, que pode levar ao aparecimento de bactérias e à perda de eficiência e produção. Nosso FoodPro* OLC é adicionado à solução CIP para melhorar a limpeza off-line de contaminantes orgânicos e inorgânicos, reduzir o uso de ácidos e cáusticos, melhorar as conversões de etanol e aumentar a produção.

Destilação

O etanol é removido da cerveja nessa etapa, comumente com o uso de uma abordagem de três colunas (cerveja, retificador e colunas de estripagem). A incrustação pode ocorrer quando os fluxos de sólidos se dividem em várias bandejas na coluna de cerveja. Também nota-se a presença de incrustação se uma caldeira for usada para aumentar as temperaturas de destilação. Fazer uma CIP em uma coluna ou caldeira costuma exigir a parada da usina, resultando em perda de produção. Nosso FoodPro* DCF pode reduzir a incrustação e estender o tempo de operação de sistemas de destilação, reduzindo o tempo de inatividade da usina.

Evaporação

O fluxo de sólidos presente no fundo da coluna de cerveja, ou "vinhaça total", é separado com a ajuda de centrífugas e o fluxo restante é direcionado para a margem e para "vinhaça diluída". O fluxo de "vinhaça diluída" é enviado a evaporadores multiefeito para concentrar os sólidos restantes em xarope. A incrustação no evaporador ocorre em todo o sistema de evaporação, com incrustação mais pesada nos vasos nos quais a concentração de lícor é maior. Deposição inorgânica e orgânica pode ser controlada com nossos produtos FoodPro DCF. Limpezas CIP, quando necessário, podem ser aperfeiçoadas com nossos produtos FoodPro OLC.

A chave para otimizar o uso de energia e a produtividade é executar ações CIP estrategicamente somente nos evaporadores que precisam disso, quando precisarem. Nossa analítica iVAP pode monitorar cada operação do vaso do evaporador para determinar qual vaso precisa de limpeza e quando.

Armazenamento

O etanol estocado tende a absorver água, o que pode levar à corrosão de motores e de equipamentos que o transportam pela cadeia mista de abastecimento de combustível de motor. Nossos inibidores de corrosão de etanol podem evitar a corrosão, e o marcador que eles contêm facilita os testes que permitem determinar sua presença e concentração.

 

Principais aplicações

Sistemas de monitoramento

Monitoramento de ativos físicos e de COT (carbono orgânico total) para otimizar o consumo de produtos químicos e atingir a qualidade da água...

Principais produtos e serviços

Casos