SUEZ Water - Água e tecnologias de água

Soluções de refino

Obtenha tranquilidade operacional em sua refinaria com uma abordagem integrada, que inclui o melhor tratamento químico de processo e água e os melhores equipamentos, monitoramento e inteligência preditiva. Minimize a corrosão, reduza a incrustação, economize energia e reutilize a água. A SUEZ pode ajudar as refinarias a operar com mais eficiência e aumentar a produção e os lucros.

Soluções de refino

Obtenha tranquilidade operacional em sua refinaria com uma abordagem integrada, que inclui o melhor tratamento químico de processo e água e os melhores equipamentos, monitoramento e inteligência preditiva. Minimize a corrosão, reduza a incrustação, economize energia e reutilize a água. A SUEZ pode ajudar as refinarias a operar com mais eficiência e aumentar a produção e os lucros.

Desafios

Desafios no setor de refino

Confiabilidade e flexibilidade operacional (rendimento e mistura do produto)

Flexibilidade é a realidade atual do setor de refino de hidrocarbonetos. A necessidade de manter a confiabilidade operacional durante variações na qualidade do petróleo cru afeta não apenas a qualidade e a mistura do produto, mas também aumenta os custos operacionais resultante de perdas no trocador de calor, redução dos fluxos do produto e preocupações ambientais devido ao baixo desempenho do dessalinizador. Os desafios introduzidos pelas variações na caracterização do petróleo cru, restrições ambientais, requerimentos sazonais, paralisações inesperadas e abastecimento com fins lucrativos exigem que a refinaria tome decisões operacionais rapidamente.

A tecnologia da SUEZ atende especificamente à necessidade de avaliar rapidamente o efeito que essas alterações têm nas principais preocupações operacionais da refinaria. A capacidade de responder rapidamente a alterações pode ajudar a refinaria a planejar com mais eficiência misturas equilibradas de produtos para melhorar a margem, planejar os requisitos da manutenção e otimizar as margens em um mercado volátil.

Enquanto o setor de refino busca medidas de redução de custos, a SUEZ pode fornecer os recursos para ajudar a monitorar analíticos críticos fundamentais. O conjunto de instrumentos da SUEZ pode otimizar áreas preocupantes com potencial de corrosão, registrar dados importantes para modelagem analítica, controlar a alimentação de produtos químicos com base na demanda, alarmar possíveis áreas de preocupação, tudo isso enquanto reduz o custo operacional. Nossas soluções integradas para refino (ISR) são um conjunto completo de soluções de monitoramento on-line e off-line, soluções químicas e sistemas de gestão de conhecimento para otimizar o desempenho e proteger os ativos.

Processo

Água

  • Tratamento de água de caldeira, unidades de monitoramento e controle, eficiência, segurança e confiabilidade em sistemas de geração de vapor.

  • Os programas de tratamento de água de resfriamento são projetados especificamente para aprimorar e maximizar sua produção, eficiência da transferência de calor e confiabilidade do sistema.

  • Gestão de efluentes e soluções de reúso para recuperação, tratamento e reciclagem de água.

Equipamentos e serviços

Qualidade variável de gerenciamento/flexibilidade de petróleo cru

Com a expansão da produção não convencional e o aumento da mistura de petróleos crus, a variedade de petróleos crus disponíveis para as refinarias hoje em dia é maior do que nunca. Um segredo para operar com custos menores é manter a flexibilidade para processar uma ampla variedade de petróleos crus e misturas na sua refinaria, aproveitando o mercado de abastecimento para possibilitar uma redução no custo do abastecimento de petróleo cru. No entanto, petróleos crus com custo mais baixo e variações na mistura podem ter impactos negativos no desempenho operacional e introduzir desafios operacionais.

A SUEZ possui diversas tecnologias específicas para medir a qualidade dos petróleos crus, das misturas e das condições operacionais que podem ser afetadas pela variação da qualidade, como incrustação de sistema e corrosão, melhorando a capacidade de avaliar a integridade do sistema e determinar quando ações corretivas são necessárias. Combinar essas informações com programas comprovados pelo tempo para manter e melhorar o desempenho ajuda nossos clientes a alcançar um equilíbrio ideal entre o custo do desempenho, ao mesmo tempo em que garante que as metas de produção e qualidade do produto sejam atendidas.

Os problemas exatos que surgem dependem da mistura exata de petróleo cru e da configuração da refinaria, mas problemas comuns que são observados em várias refinarias que buscam aumentar a flexibilidade do petróleo cru incluem problemas de desempenho do dessalinizador, aumento na incrustação, queda na qualidade de efluentes, contaminação do catalisador e menor vida útil do equipamento devido à corrosão. Se não forem verificados, os impactos negativos da variação da qualidade do petróleo cru podem consumir muitas ou todas as oportunidades de lucro obtidas com a compra de petróleos crus mais baratos. Combinando tecnologia, produtos químicos e conhecimento do setor, a SUEZ trabalha com você para desenvolver o programa certo para os seu desafios específicos, aumentando a flexibilidade e o lucro.

Processo

  • Os serviços globais de amina mantêm seu sistema de tratamento de aminas não apenas sob controle, mas funcionando em ótimas condições.

  • A impressão digital de petróleo cru e análise avançada preditiva utiliza testes rápidos no local para medir a qualidade do petróleo e prever impactos.

  • A proteção de corrosão de topo cru determina com mais eficiência a salga nos sistemas de topo e fornece uma análise de sensibilidade abrangente com análises avançadas para mitigação proativa.

  • Os sistemas de monitoramento de topo cru medem as condições no topo da torre de destilação de fluxo para fornecer controle contínuo em circuito fechado.

  • Os estabilizadores de petróleo cru aumentam a capacidade de processar com sucesso misturas de petróleo cru incompatíveis.

  • A química de controle de incrustação preserva a transferência de calor e a produção de incrustações tradicionais e não convencionais.

  • A remoção de metais aprimora o desempenho do dessalinizador tradicional ao processar petróleo cru de oportunidade contendo naftenatos de metal para reduzir o coque, a contaminação por catalisador e possíveis produtos acabados fora da especificação.

Água

Equipamentos e serviços

Disponibilidade mecânica (tempo de atividade/vida útil do equipamento)

Os preços flutuantes do petróleo, as demandas de conservação de energia e as regulações mais rígidas nos últimos anos forçaram um aperto nos custos operacionais, ao mesmo tempo em que a indústria busca operações mais eficientes e longos períodos contínuos entre a manutenção planejada. O benefício óbvio de maximizar-se o tempo de atividade é que a manutenção do equipamento funcionando preserva a produção e a geração de lucro. Embora o orçamento gasto em manutenção seja sempre uma troca entre confiabilidade e custo, os de alto desempenho podem obter confiabilidade a baixo custo, enquanto os de baixo desempenho gastam muito em manutenção, mas ainda enfrentam uma confiabilidade menor.

A SUEZ usa uma abordagem integrada e holística para ajudar as refinarias a maximizar o tempo de atividade e preservar a vida e o desempenho do equipamento em suas operações. Nossas equipes buscam a causa raiz do problema para garantir que resolvamos os desafios da maneira mais econômica possível. Como os recursos da SUEZ abrangem todas as operações da refinaria e fora do local, inclusive a química, equipamentos, gerenciamento de desempenho e conhecimento técnico. Estamos posicionados para garantir desempenho seguro e confiável aos componentes individuais, a refinaria e toda a sua frota de refinarias.

Embora a manutenção planejada tenha um impacto nos custos, pois as máquinas ficam ociosas, há um benefício a longo prazo de manter tudo funcionando da melhor maneira possível a longo prazo. No entanto, o tempo de inatividade não planejado normalmente custa 1,5 vezes o tempo de inatividade planejado e o tempo de inatividade de emergência é ainda mais prejudicial. Um desligamento de emergência pode custar cinco vezes mais que o tempo de inatividade para manutenção planejada. De modo ideal, o custo de manutenção deve ser direcionado à manutenção da confiabilidade, e não à falta dela. A SUEZ trabalha com você para desenvolver programas exclusivos para ajudar a eliminar o tempo de inatividade não planejado e de emergência enquanto aumenta o tempo de atividade e a vida útil do equipamento.

Processo

  • Os serviços globais de amina mantêm seu sistema de tratamento de aminas não apenas sob controle, mas funcionando em ótimas condições.

  • O programa de remoção de amina aumenta a extração de aminas tramp para a salmoura efluente do dessalinizador para minimizara o risco de corrosão de topo dos sais do cloreto de amina.

  • Os programas de controle de corrosão evitam a perda de metal e prolongam a vida útil do equipamento.

  • O controle e monitoramento de incrustação preserva a transferência de calor e a produção de incrustações tradicionais e não convencionais.

  • As soluções integradas garantem que uma abordagem otimizada seja usada em todas as operações para manter a produtividade e proteger os equipamentos.

Água

  • Os programas de tratamento de água de alimentação da caldeira avaliam a eficiência química, operacional e mecânica para garantir que a água adequada da caldeira seja entregue ao equipamento de geração de vapor.

  • O tratamento interno de caldeiras fornece proteção altamente eficaz contra a formação de incrustações e corrosão para melhorar a confiabilidade e a eficiência do seu sistema de caldeira.

  • O sistema de modelagem de condensação ajuda a reduzir a corrosão, as necessidades de manutenção e o tempo de inatividade usando métodos mais sofisticados para calcular a distribuição de produtos químicos em sistemas de caldeiras e condensados.

  • Os programas de tratamento de água de resfriamento são projetados especificamente para aprimorar e maximizar sua produção, eficiência da transferência de calor e confiabilidade do sistema.

Equipamentos e serviços

Ambiente, saúde e segurança (EH&S)

Imagine uma refinaria com flexibilidade, confiança e tranquilidade para processar qualquer matéria-prima sem efeitos adversos aos trabalhadores, comunidade local ou meio ambiente. Na SUEZ, nossas soluções robustas, previsíveis e holísticas permitem que as refinarias tratem, gerenciem, recuperem, reutilizem ou reciclem os recursos em sua vasta e complexa rede de sistemas de petróleo, água e gás. Se uma refinaria busca gerenciar riscos, evitar paradas por contaminação ambiental, manter sua licença para operar ou procurar oportunidades de crescimento, a parceria com a SUEZ significa operações seguras, confiáveis e sustentáveis que atendem e superam todas as metas econômicas e ambientais.

As refinarias estão sendo desafiadas a atender às demandas de produtos em constante mudança durante o processamento de matérias-primas de qualidade variável. Esses desafios afetam os sistemas de petróleo, água e gás em toda a instalação. Nossas soluções permitem monitorar continuamente, avaliar e otimizar proativamente as operações de sua refinaria para atender com segurança as metas econômicas.

A qualidade das águas de fonte, as limitações de descarga e a disponibilidade de água doce desafiam as refinarias em várias regiões do mundo. Esses desafios aumentam os riscos operacionais, afetando sua licença de operação ou até restringindo as oportunidades de crescimento. Nossas soluções garantem que os recursos hídricos sejam gerenciados de maneira sustentável para obter proteção ambiental e conformidade regulatória com o menor custo total de operação.

As refinarias estão gerenciando a infraestrutura envelhecida, apertando os orçamentos de capital e as incertezas regulatórias e futuras do mercado. Tais problemas complexos estão aumentando os riscos operacionais ano após ano e as soluções exigem mais do que apenas uma simples correção tecnológica. As soluções holísticas da SUEZ combinam o portfólio mais abrangente de tecnologia de água e processo do setor com serviços, recursos e consultoria inovadores focados no cliente para gerar valor compartilhado.

Processo

  • A impressão digital de petróleo cru e análise avançada preditiva utiliza testes rápidos no local para medir a qualidade do petróleo e prever impactos no desempenho do dessalinizador e incrustação do trocador de calor.

  • A proteção de corrosão de topo cru determina com mais eficácia a salga em sistemas de topo e condutores termodinâmicos com maior impacto.

  • O sistema de monitoramento de topo cru medem as condições no topo da torre de destilação de fluxo para fornecer controle contínuo em circuito fechado.

  • Os programas de extração de benzeno dessalinizador minimizam a quantidade de benzeno na salmoura de efluentes para auxiliar nas regulações da NESHAP.

  • Os programas dessalinizadores são adaptados a parâmetros mecânicos e operacionais específicos que minimizam o petróleo na salmoura de efluentes, aumentando a capacidade da estação de tratamento de efluentes de atender às especificações de descarga.

  • O controle e monitoramento de incrustação preserva a transferência de calor e a produção de incrustações tradicionais e não convencionais.

  • Os programas de tratamento de combustível ajudam a obter mais do combustível que você está usando, ou permitir que você mude para um combustível mais barato, sem sacrificar a confiabilidade ou os regulamentos ambientais.

  • Depuradores de H2S reduzem de maneira econômica os níveis de vapor de H2S associados a produtos petrolíferos e água a níveis seguros.

Água

  • Os serviços globais de amina mantêm seu sistema de tratamento de aminas não apenas sob controle, mas funcionando em ótimas condições.

  • Tratamento de água de caldeira unidades de monitoramento e controle, eficiência, segurança e confiabilidade em sistemas de geração de vapor.

  • Tratamento de água de resfriamento com seu monitoramento e controle, aumenta a vida útil dos ativos para aprimorar e maximizar a produção e a eficiência da transferência de calor, garantindo a proteção ambiental.

  • Os produtos químicos e serviços do tratamento de membranas protegem suas membranas de depósitos, crescimento bacteriano e incrustações para manter a produção, maximizar a vida útil da membrana e minimizar os custos operacionais.

  • Tratamento de efluentes melhora o desempenho de unidades físicas, químicas e biológicas e reduz o manuseio de lodo, garantindo a proteção ambiental e a conformidade regulatória.

Equipamentos e serviços

Eventos planejados e não planejados

O orçamento gasto em manutenção é sempre uma troca entre confiabilidade e custo. Os de alto desempenho podem obter confiabilidade a baixo custo, enquanto os de baixo desempenho gastam muito em manutenção, mas ainda enfrentam uma confiabilidade menor. Embora a manutenção planejada tenha um impacto nos custos, pois as máquinas ficam ociosas, há um benefício a longo prazo de manter tudo funcionando da melhor maneira possível a longo prazo. No entanto, o tempo de inatividade não planejado normalmente custa 1,5 vezes o tempo de inatividade planejado. O tempo de inatividade de emergência é ainda mais prejudicial. Um desligamento de emergência pode custar cinco vezes mais que o tempo de inatividade para manutenção planejada. De modo ideal, o custo de manutenção deve ser direcionado à manutenção da confiabilidade, e não à falta dela.

A SUEZ ajuda as refinarias a minimizar o custo dos eventos planejados e não planejados de várias maneiras, devido à nossa variedade de recursos em todo o processo de refino, incluindo química, equipamentos, gerenciamento de desempenho e conhecimento técnico.

  • Ajuda as refinarias a manter o desempenho e a eficiência máximos durante as operações, desde a inicialização até os eventos de manutenção planejada. Estamos em refinarias todos os dias trabalhando lado a lado com nossos clientes para garantir a manutenção do desempenho e responder rapidamente às condições adversas corretas.
  • Identifica e executa projetos de melhoria de desempenho para ajudar as refinarias a obter tempos de execução mais longos para estender o tempo entre os eventos planejados.
  • Quando ocorrerem eventos não planejados e de emergência, fornece uma resposta rápida para minimizar o impacto. Desde o desenvolvimento de programas temporários até a manutenção da refinaria operando em condições incomuns e tecnologias de limpeza de equipamentos e suporte no local durante eventos não planejados e de emergência, a SUEZ está aí para ajudar.
  • Quando for a hora de atualizar ou expandir sua operação, a SUEZ possui os conhecimentos de engenharia e o design de equipamentos, constrói, instala e opera os recursos para trabalhar com seu grupo de capital ou empresa de EPC para garantir que a tecnologia mais recente e eficaz seja usada para suas necessidades exclusivas.

Processo

  • A química de controle de corrosão garante que os ativos de monitoramento e os programas de tratamento sejam aplicados nos pontos certos do seu sistema.

  • A limpeza do leito do reator limpa os reatores de leito fixo para restaurar as operações e estender o tempo de execução.

Água

  • Os produtos químicos e monitoramento de bioaumentação determinam a saúde biológica e o estresse em um sistema microbiano, permitindo respostas mais rápidas e evitando transtornos.

  • Os programas de configuração de caldeiras evitam corrosão e degradação enquanto as caldeiras não estiverem operando durante uma interrupção.

  • Tratamento para condensado de vapor - ajuda a reduzir a corrosão, as necessidades de manutenção e o tempo de inatividade usando métodos mais sofisticados para calcular a distribuição de produtos químicos em sistemas de caldeiras e condensados.

Equipamentos e serviços

 

Aplicações

Aplicações de refino

Logística de tanque/alimentação de petróleo cru

Os tanques de petróleo cru são a primeira linha de defesa da refinaria para reduzir o impacto de problemas de contaminantes da matéria-prima e qualidade da mistura. As refinarias que buscam melhorar a eficiência energética, o desempenho do dessalinizador e a corrosão desejam maximizar a remoção de lodo e água, mantendo misturas compatíveis em seus tanques de armazenamento e de alimentação de petróleo cru - um desafio complexo.

Geralmente, os recebimentos de petróleo cru que contêm alta sedimentação e água básicos ou são de qualidade inconsistente (como muitas remessas de água) podem se beneficiar da desidratação adicional no tanque. Recomenda-se nesses casos o pré-tratamento do tanque, em que a química específica do desmulsificador é adicionada ao petróleo cru conforme é recebido.

As práticas e logística de mistura podem ajudar a garantir a compatibilidade para reduzir as taxas de tratamento do dessalinizador e a frequência de perturbações no dessalinizador, bem como reduzir o potencial de incrustação. Quando a logística é insuficiente para garantir a compatibilidade dos vários petróleos crus processados, os estabilizadores de petróleo cru alimentados com os petróleos crus após o recebimento podem ser usados para reduzir os impactos de cenários de mistura incompatíveis. A SUEZ também desenvolve serviços especializados para medir as qualidades de mistura e prever quando os problemas de qualidade afetarão as operações, a tempo de agir e evitá-los.

  • A medida da qualidade do petróleo cru fornece testes no local e quantificação de impacto, com a mitigação recomendada, permitindo que sua refinaria expanda com segurança sua estrutura operacional.

  • A otimização da mistura usa as medições exclusivas da qualidade do petróleo cru da SUEZ para determinar a mistura ideal para minimizar os problemas de processamento, mantendo a flexibilidade da compra de petróleo cru.

  • O pré-tratamento de tanque melhora a desidratação e a remoção de contaminantes, melhorando o desempenho e postergando a necessidade de atualizações de capital.

  • A estabilização do petróleo bruto restaura a capacidade de uma mistura incompatível para evitar a precipitação do asfalteno, evitando problemas relacionados ao processo de uma mistura de crus variável.

  • A avaliação da exploração e logística de tanques fornece uma revisão imparcial da exploração de tanques para melhorar a eficiência das operações, identificar lacunas e determinar as melhores práticas para mistura e tratamento.

  • Gestão de lodo/petróleo recuperado são programas que visam garantir a qualidade do petróleo recuperado, a fim de evitar transtornos à operação quando retornados. Uma combinação de química, equipamento, auditoria e expertise resulta em petróleo recuperado de maior qualidade para ser reutilizado nos processos da refinaria.

Unidades de petróleo e a vácuo

As unidades de destilação de petróleo cru e a vácuo são a primeira unidade de processo que a maior parte da nova alimentação de uma refinaria vê. Estas unidades removem o contaminante e separam o petróleo cru em frações utilizáveis, preparando o petróleo para processamento adicional para produzir os produtos acabados e direcionados à venda pela refinaria.

A SUEZ é especializada em garantir a operação estável e eficiente dessas unidades, proporcionando a calma operacional diante da variabilidade.

As refinarias de sucesso entendem que o desempenho eficiente da unidade de petróleo e a vácuo é essencial para as boas operações à jusante e precisam enfrentar os principais desafios da variação da qualidade da alimentação, perdas de hidrocarbonetos na salmoura do dessalinizador, comprometimentos da qualidade, custos de energia e preocupações com a confiabilidade.

  • Os programas e monitoramento do controle de incrustação do trem e aquecedores para trocadores frio e quente mantêm o ritmo para preservar a transferência e a produção de calor para a incrustação tradicional e não convencional.

  • O tratamento de dessalinizador ajuda as refinarias a irem além da desidratação para melhorar a extração de contaminantes que normalmente não são removidos efetivamente no dessalinizador (incluindo a remoção de metais e aminas), mantendo a excelente qualidade de salmoura.

  • O controle de corrosão no topo da torre atmosférica e a vácuo protege contra ataques ácidos e gerencia a corrosão induzida por sal. Quando a salga não pode ser evitada, nossos dispersantes de sal exclusivos podem ajudar a manter um topo de torre limpo.

  • O controle de corrosão de alta temperatura combina a análise de engenharia dos "pontos quentes" da corrosão para identificar os melhores pontos de monitoramento e garantir que a química correta seja usada nos locais certos e não usada onde não for necessária.

  • O equipamento de dessalinização fornece às refinarias uma avaliação técnica de dessalinização, aprimora/moderniza os recipientes dessalinizadores existentes ou fornece um projeto pronto e constrói um novo equipamento de dessalinização ao mudar para diferentes misturas de crus ou expandir a produtividade.

Unidades de conversão catalítica e térmica

Vários processos térmicos e catalíticos são usados para melhorar a qualidade do produto, aumentar o rendimento dos produtos líquidos mais valiosos e atualizar os fluxos de fundo de barril. As pressões intensas, as altas temperaturas e as químicas complexas envolvidas podem sobrecarregar os fluxos de hidrocarbonetos e o equipamento usado nesses processos.

Os programas e a tecnologia da SUEZ controlam as armadilhas potenciais nessas unidades valiosas para garantir uma operação suave, aumentar o rendimento do produto valioso e preservar a vida útil do equipamento. As principais aplicações suportadas pela SUEZ na unidade de petróleo cru e a vácuo incluem:

  • O controle de espuma Coker retardado combina várias formulações de antiespumante com a expertise de alimentar e controlar o antiespumante para garantir um bom controle, minimizando o impacto da transferência de silicone nas unidades à jusante.

  • Os programas principais de corrosão e salga de topo do fracionador foram projetados especificamente para lidar com o alto teor de água, pH e potencial de sal de amoníaco observado nesses sistemas.

  • A passivação de metais trata o fluxo do catalisador circulante com a passivação de metal de tamanho nano exclusiva a fim de atenuar os efeitos negativos dos metais no catalisador de FCCU.

  • A incrustação de lama aborda o problema geral de incrustação para manter a transferência de calor e o volume de circulação.

  • O controle de incrustação e melhoria de rendimento Visbreaker evita as incrustações em unidades de processamento de petróleo pesado, mas também aumenta a produção, o que melhora significativamente o perfil de lucro para a operação da unidade.

  • Os programas e o monitoramento do controle de incrustação do trocador e forno garantem que a química correta seja aplicada no local certo e que o programa reduza efetivamente a incrustação para manter o desempenho da unidade.

  • Os programas de incrustação no leito do reator atuam sem desligar a unidade e permitem que a operação continue muito depois que a unidade precisaria ser desligada sem tratamento.

Unidades auxiliares

A operação eficiente e confiável aplica-se não apenas às principais unidades de processo. Todos os aspectos das operações da refinaria exigem bom desempenho. A SUEZ vai muito além das operações da refinaria e auxilia em muitas operações da unidade auxiliar, inclusive:

  • Unidades de amina – com a capacidade de melhorar a confiabilidade operacional, evitar problemas de processo ou até mesmo projeto e construção prontos para um sistema de amina, a SUEZ está posicionada para ajudar a maximizar o retorno dos sistemas de adoçante de gás e líquido de uma refinaria.

  • Estripagem de água ácida/de processo – programas de tratamento e monitoramento que podem ajudar a restaurar o desempenho operacional, garantir a confiabilidade e fornecer qualidade consistente da água aos consumidores à jusante.

  • Limpeza de equipamentos projetada para ajudar a remover graxa, descontaminar e descalcificar o equipamento da refinaria antes ou durante as atividades de manutenção.

Sistemas de abastecimento

O uso eficiente e eficaz da água é essencial para o sucesso da operação da refinaria. A SUEZ é líder da indústria no tratamento de sistemas de água industriais difíceis de tratar, garantindo que as refinarias tenham a água e o vapor necessários, onde e quando precisarem para reduzir o consumo de água e energia, eliminar o tempo de inatividade, prolongar a vida útil do equipamento e proteger o meio ambiente.

  • O condicionamento de água influente é o primeiro passo para usar-se com sucesso a água para vapor, resfriamento e água de contato do processo. Um bom condicionamento de entrada é fundamental para manter o bom desempenho do sistema de abastecimento.

  • Os programas de água de resfriamento abordam esses fatores para garantir que o fluxo da água de resfriamento e o desempenho da transferência de calor permaneçam no desempenho máximo.

  • Os programas de água de alimentação de caldeira avaliam a eficiência química, operacional e mecânica para garantir que a água adequada da caldeira seja entregue ao equipamento de geração de vapor.

  • Os sistemas de vapor garantem que a pureza, a qualidade e o volume de vapor estejam disponíveis para os usuários finais através de produtos químicos, equipamentos e tecnologias de monitoramento projetados especificamente para as necessidades exclusivas de cada refinaria.

  • As soluções temporárias de água para sistemas de emergência e de ponte podem fornecer uma ampla gama de opções de tratamento de água móveis e portáteis para manter sua planta funcionando e em sua capacidade.

Aditivos de desempenho de combustível

Os aditivos para combustíveis melhoram o manuseio e o uso das características dos combustíveis líquidos de hidrocarbonetos. Os aditivos de combustíveis foram projetados para ajudar as refinarias a atender às especificações de combustíveis e garantir que os combustíveis tratados sejam adequados para o manuseio no tanque de armazenamento e nas tubulações, e que sejam adequados para o uso nos veículos e equipamentos dos usuários finais. Todos os anos, as refinarias gastam milhões de dólares em aditivos de combustíveis acabados para ajudar a atender às especificações de qualidade de combustíveis acabados. A maioria das aplicações de aditivos de combustíveis acabados é ineficaz e resulta em custos desnecessários. Os aditivos de combustíveis da SUEZ, combinados com monitoramento no local, análise química e recomendações dos laboratórios de testes da SUEZ, são projetados para ajudar as refinarias a atender às especificações do produto com custos mínimos.

  • Os corretores de fluxo a frio permitem que os combustíveis atendam às especificações de fluxo destilado, mas também aumentam a flexibilidade para maximizar os volumes de produtos mais lucrativos, como o uso de produtos químicos para permitir que mais gasóleo se misture ao diesel ou reduza a necessidade de misturar combustível de aviação adicional em diesel para atender às propriedades de fluxo a frio.

  • Os programas de proteção de corrosão protegem o aço-carbono, cobre e prata nos sistemas de armazenamento, transporte e combustível de motores contra problemas relacionados à corrosão.

  • Os corretores de lubrificação restauram a lubrificação perdida à medida que as especificações de enxofre são reduzidas.

  • Melhoradores de condutividade asseguram que o acúmulo estático não cause problemas durante o transporte e o armazenamento de combustíveis.

  • Os estabilizadores de combustível impedem a formação de gomas que danificam os tanques de armazenamento e obstruem os sistemas e motores de combustível.

  • Os biocidas de tanque ajudam a evitar o crescimento biológico, contaminação e corrosão induzida por micróbios com um programa eficaz de biocidas.

Tratamento de efluentes

A unidade de efluentes da refinaria geralmente observa a maior variabilidade no fluxo de entrada, mas ainda exige uma saída consistente de alta qualidade para manter a qualidade apropriada dos efluentes. O tratamento de efluentes exige tanta atenção e soluções integradas quanto outras unidades de processamento da sua operação. A SUEZ leva em consideração toda a sua operação de efluentes, desde o tratamento primário até a descarga, para desenvolver soluções para atender a regulamentos governamentais de forma confiável, fornecer o menor custo de operação e manter uma sólida imagem de empresa cidadã para seus vizinhos.

A SUEZ está em uma posição única para oferecer as soluções mais abrangentes para tratamento de efluentes de uma única empresa. Nós fornecemos produtos químicos, equipamentos, tecnologias exclusivas de monitoramento e experiência operacional para plantas de tratamento de efluentes de refinarias, incluindo opções nas quais a SUEZ adquire e opera suas unidades de tratamento de resíduos.

  • Tratamento primário: essa primeira parte essencial da sequência de tratamento pode ter muitos objetivos paralelos. Esteja você procurando programas de produtos químicos mais eficazes para separar petróleo e sólidos dos efluentes de entrada; minimizar a geração de lodo; buscando avaliar, atualizar ou instalar novos equipamentos de separação (separadores de petróleo e água ou unidades de flotação); ou pode se beneficiar com um plano de avaliação de sistema e melhoria de desempenho, a SUEZ pode ajudar com uma abordagem integrada para o gerenciamento dessa área da sequência de tratamento para minimizar os custos operacionais, maximizar a recuperação de petróleo e proteger o processo biológico à jusante.

  • Tratamento secundário: utilizando organismos vivos, essa etapa da sequência de tratamento é a parte mais sensível e exige um profundo conhecimento dos processos biológicos específicos sendo usados no seu sistema. Os sistemas de tratamento biológico tradicionais estão propensos a perturbações nas refinarias devido à natureza dos efluentes produzidos. O aumento do processamento de petróleo cru não convencional aumenta essas pertubações no tratamento de efluentes. Uma operação econômica e confiável exige uma variedade de ferramentas de monitoramento e otimização, bem como experiência operacional. Com uma abordagem exclusiva para o monitoramento de estresse e atividade do sistema biológico, a SUEZ pode medir a capacidade de desempenho atual de um sistema de tratamento secundário. A detecção precoce de estresse biológico permite que as operações façam alterações de forma proativa e econômica. Quando suas populações biológicas precisarem de um impulso, a SUEZ tem um portfólio de micro-organismos adaptados de alto desempenho para aprimorar a degradação microbiana. Seja lodo ativado tradicional, biorreatores de membranas avançados ou atualizações para aumentar a capacidade e a remoção de contaminantes, a SUEZ tem os projetos de processos e a especialização técnica para o seu sistema operar com máximo desempenho e pelo menor custo.

  • Tratamento terciário: inclui os recipientes clarificadores, tratamentos químicos, filtragem e instalações de descontaminação final necessários para garantir que os efluentes atendam às suas especificações de descarga.

  • Terceirize a operação, manutenção e propriedade da sua instalação de tratamento de resíduos para aliviar a sua refinaria do trabalho de operações que não sejam centrais, permitindo que você se concentre em transformar petróleo em combustíveis refinados e produtos.

  • Os programas de reúso e reciclagem de efluentes permitem que o reúso de efluentes tratados forneça uma fonte sustentável de água tratada.

Seja lodo ativado tradicional, biorreatores de membranas avançados ou atualizações para aumentar a capacidade e remoção de contaminantes, a SUEZ tem os projetos de processos e a especialização técnica para o seu sistema operar com máximo desempenho e pelo menor custo.

Depuração de sulfeto de hidrogênio

Sulfeto de hidrogênio (H2S) é um gás sem cor, inflamável e tóxico prevalente no setor de processamento de hidrocarboneto. Os depuradores de H2S são amplamente usados em instalações de processamento de hidrocarboneto para manter a segurança e a produtividade dos trabalhadores e eliminar as emissões de odores. Esses produtos químicos especializados reagem seletivamente e removem o H2S para ajudar a atender às especificações dos produtos e processos.

O portfólio de produtos depuradores de H2S da SUEZ foi especificamente elaborado de modo a atuar como uma solução econômica para uma ampla gama de condições operacionais e composições de produtos.

  • Petróleo cru
  • Fluidos intermediários
  • Asfalto
  • Produtos refinados acabados
Preparação e manutenção em parada programada

O orçamento gasto em manutenção é sempre uma troca entre confiabilidade e custo. Os de alto desempenho podem obter confiabilidade a baixo custo, enquanto os de baixo desempenho gastam muito em manutenção, mas ainda enfrentam uma confiabilidade menor. Um excelente planejamento antes e uma execução inteligente durante as paradas planejadas são essenciais para concluir o trabalho necessário para retornar ao serviço, retomar a produção e investigar efetivamente os problemas quando o inesperado for descoberto. A SUEZ ajuda as refinarias a minimizar o custo e a duração das interrupções planejadas de várias maneiras devido à nossa variedade de recursos em todo o processo de refino, incluindo química, equipamentos, gerenciamento de desempenho e conhecimento técnico.

  • Programas de limpeza de equipamentos

  • Serviços de suporte local em paradas programadas

  • Atualização/modernização de dessalinizador

  • Análise de lacunas nas melhores práticas

Recursos de treinamento técnico do setor

A SUEZ oferece treinamento em uma ampla variedade de tópicos para atender às necessidades individuais e da empresa de nossos clientes, desde o iniciante até o operador, engenheiro e gerenciamento experientes. Os instrutores são totalmente qualificados e possuem décadas de experiência no setor, sendo cada um especializado em uma área específica, permitindo à SUEZ oferecer uma vantagem distinta no treinamento. A SUEZ oferece treinamento em uma ampla variedade formatos, inclusive:

  • Treinamento técnico formal

  • Seminários e workshops de clientes no formato aberto

  • Sessões de treinamento dedicadas no seu local, desenvolvidas especificamente para suas necessidades e pessoal

Produtos e serviços